14/11/2021 08:51

[ANÁLISE] Renato Augusto encanta e dá recado sobre valorizar talento no Corinthians

Camisa 8 vinha sendo sacrificado em "prol do coletivo", mas brilha em retorno à origem

[ANÁLISE] Renato Augusto encanta e dá recado sobre valorizar talento no Corinthians
Dono da bola na vitória do Corinthians sobre o Cuiabá, na noite do último sábado, por 3 a 2, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, Renato Augusto encheu os olhos da torcida de alegria e os corações de esperança ao participar dos três gols e desfilar bom futebol.



Mais do que isso: deixou claro novamente o quanto é acima da média e o quanto precisa ser potencializado em sua posição e não sacrificado como centroavante, tema que vinha dominando os debates sobre Corinthians nos últimos dias. Não há duvidas: no meio, é um dos melhores do país.


Com Renato "livre, leve e solto", ao melhor estilo camisa 8 (e também 10), o Timão sofreu, mas soube ser inteligente, mostrou repertório e confirmou os três pontos pela quinta vez em cinco jogos com a presença da torcida graças aos bons valores individuais, que potencializam o conjunto.



Beabá funciona

Bastaram dois minutos para a escalação de Sylvinho vingar. Dos pés de Renato Augusto, de frente para o gol, saiu o passe para Lucas Piton, escalado na vaga do suspenso Fábio Santos, cruzar com precisão para Giuliano, meia avançado, mandar para o fundo das redes.


Mesmo pressionado pela marcação um pouco mais adiantada do Cuiabá, o Corinthians conseguiu controlar as ações da etapa inicial com boa movimentação de seus homens de meio e frente. Róger Guedes, elétrico, flutuou por todos os setores do campo com facilidade.


Jô, de volta ao time titular depois de seis jogos no banco de reservas, mostrou que pode ser muito útil e que faz o pivô melhor do que qualquer substituto improvisado. Poderia, inclusive, ter ampliado o placar se não tivesse optado pelo toque em vez do chute.


Uma escalação simples e lógica, com apenas um volante, bons meias, pontas velozes e um centroavante capaz de segurar a bola na frente no pivô. Sem improvisos, com qualidade.


Enquanto isso, o Cuiabá insistia principalmente com Clayson pela esquerda, em cima de Fagner, em jogadas de um contra um. Não deu certo. O que funcionou, foi quase no acaso, quando a bola sobrou limpa para Pepê mandar no ângulo de Cássio e estragar a festa do intervalo com o empate.



Abram alas, senhores!

Se o primeiro tempo foi bom, o segundo até os 12 minutos foi um desfile de bom futebol do meio-campista alvinegro. Em lance de puro talento, Renato aproveitou bobeira da zaga para fazer de fora da área seu terceiro gol no retorno. No ângulo, com classe, bem como foram os outros dois.


Quase na sequência, minutos mais tarde, um tapa de qualidade por cima da zaga, de primeira, desmontou o poderio defensivo do Cuiabá. Era Renato achando Róger Guedes livre na área para finalizar a ampliar o placar em linda tabela da dupla.


Estava completa a tríplice do camisa 8: pré-assistência, golaço e assistência para se reafirmar como um dos melhores meias do país em atividade.


Os números de Renato Augusto contra o Cuiabá*:

1 gol
1 assistência
1 pré-assistência
1 finalização no alvo de duas tentadas
2 assistências para finalização
50 de 56 passes certos
*Números do Footstats.



Corintiano sofre!

A noite de gala de Renato Augusto não poderia terminar sem o folclórico sofrimento corintiano. Aos 32, Paulão apareceu na área em cobrança de bola parada para descontar o placar e deu início ao que seria uma pressão intensa do Cuiabá nos minutos finais.


Com requintes curiosos, como a saída do lateral-esquerdo Lucas Piton, com peso na perna, para a entrada de um volante em seu lugar: Du Queiroz, que até então havia feito apenas a lateral direita. E a também entrada de Luan, depois de mais de um mês sem ganhar um minuto sequer.


O Cuiabá rondou, rondou e tentou invadir a área corintiana, mas esbarrou na marcação e não conseguiu completar lances a ponto de gerar o empate. Saiu frustrado. Xavier, Luan e Mosquito entraram em boas condições na partida e, mesmo com poucos minutos, tiveram bons lances.



Mais fortalecido, o Corinthians, agora quinto colocado, tem a dura missão de encarar o Flamengo no Maracanã, na quarta-feira, pela 33ª rodada da competição.

#corinthians #timao #alvinegro #renatoaugusto #analise #brasileirao


VEJA TAMBÉM
- DECiSÃO TOMADA? Cássio analisa futuro e mantém possibilidades em aberto
- Ex de Jô ironiza situação de jogador preso por falta de pensão
- Provável escalação do Corinthians para enfrentar o Nacional-PAR no jogo decisivo.









2901 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Tem que entrar assim tem que confiar tem que dá liga esse time e Renato pra mim na posição dele é o melhor do Brasil.

Marco Antônio     

Renato Augusto faz sua parte joga igual você jogou ontem o feijão com arroz,ahora Silvinho não inventar de mais ta muito bom só espero que contra Flamengo não joga na recranca tem jogar no campo do adversário marcando a saída de bola ai sim fica bom.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Ter - 19:00 - ueno Defensores del Chaco -
X
Nacional Asuncion
Corinthians

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Neo Química Arena
0 X 0
Corinthians
Fortaleza EC
publicidade
publicidade
publicidade