São pouco mais de duas semanas e apenas cinco jogos no comando, mas o bastante para António Oliveira cair nas graças dos torcedores do Corinthians. Mais do que isso: alguns gestos e palavras ditas pelo novo treinador do Timão têm viralizado entre os corintianos. Na apresentação ao clube, a saudação "olá, viva!" respondida pelo técnico a cada pergunta feita por jornalistas viralizou e se tornou uma espécie de cumprimento obrigatório a cada vez que António Oliveira é mencionado em alguma postagem. – É uma saudação feliz. Quer dizer: olá, estamos vivos. Quer dizer que estamos vivos. Então viva, viva minha conversa, viva meu interlocutor, viva aquela pessoa com quem eu estou falando. Então o "olá, viva!" é um sinal de satisfação – explica Luis Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil.
Os primeiros dias da passagem de António Oliveira chamam atenção não só pelos bons e imediatos resultados conquistados pelo português, mas também pelo bom trato com funcionários, jogadores e até imprensa. Estudioso do comportamento humano, António Oliveira preza pela cordialidade no trato com qualquer pessoa. O técnico entende que a educação e a boa relação entre as pessoas potencializam os resultados esportivos. – Ele tem aquilo que é fundamental para um treinador: liderança, essa você não compra no mercado, ou tem ou não tem; comunicação, hoje é algo fundamental até pelas redes sociais para dentro do clube, da equipe e com jogadores e com a imprensa para falar antes e depois do jogo; conhecimento, que é determinante compreender o jogo e entender que não se sabe tudo de futebol, não se resume apenas tático, tem que prestar atenção no jogador e no homem – disse Toni Oliveira, pai de António e ídolo do Benfica como jogador e treinador.
O embaixador de Portugal ainda explicou outra saudação comum dos portugueses e que pode ser utilizada por António Oliveira futuramente no Corinthians. – Outra expressão boa que nós usamos também emprestada dos nossos amigos moçambicanos é "até mais vezes". Quer dizer que queremos voltar a encontrá-los. Só um é que pode ganhar no fim, mas trabalho sério sempre recompensa, não é? E eu desejo a melhor das sortes pro António Oliveira e pro Corinthians – explica Luis Faro Ramos. Em meio aos gestos, saudações e muito trabalho, António Oliveira soma três vitórias, um empate e uma derrota nos cinco primeiros jogos à frente do Corinthians. No sábado, às 16h (de Brasília), o técnico comanda a equipe contra o Santo André, na Neo Química Arena, pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.



REFORÇOS DE PESO! Corinthians acerta com dois atletas e aguarda fim do transfer ban para anunciar
LEMBRA DELE? Ex-Corinthians vive luta contra as drogas após aposentadoria
Time Europeu anuncia contratação por empréstimo de atacante do Corinthians
Dívida da Arena faz Corinthians enfrentar dificuldades financeiras até 2041 em mais de R$ 1 bilhão
BOMBA: Osmar Stabile estuda manobra política para concorrer a presidência do Corinthians
PRIORIDADE DEFINIDA! Corinthians coloca salários à frente de R$ 21,5 milhões do transfer ban
"Vamos acertar as contas", admite Osmar Stabile em reunião com elenco feminino
SAFiel aceita condição de Stabile e promete proposta de quitação da Arena
REVOLTANTE! Hostilização de garoto com camisa de Neymar gera repúdio da Gaviões da Fiel
ESCÂNDALO INTERNO: Promotor revela que Neo Química Arena pode estar 100% quitada