25/10/2014 09:42

Corinthians sem Guerrero: em campo, pouca diferença; na tabela, muita

Corinthians sem Guerrero: em campo, pouca diferença; na tabela, muita
Números pioram muito pouco sem o centroavante, mas mexeriam bastante na colocação do time


Sem Guerrero no clássico contra o Palmeiras, neste sábado, às 16h20 da tarde, o Corinthians se lamenta. A ausência do artilheiro no Pacaembu criará dificuldades para Mano Menezes armar a equipe e diminui bastante o poder ofensivo do alvinegro.

Mas isso é relativo. Observando os números, é possível perceber apenas uma ‘insignificante' piora nas seis partidas em que o peruano não atuou.

A elogiada capacidade dele em prender a bola no ataque, realizando a função de pivô, faz diferença especialmente quando joga mais centralizado. Com o ‘matador' em campo, o time tem 4,8% de sua posse total concentrada na região da área adversária; sem ele, a média é de 4,2%. Olhando para a posse em todo o setor ofensivo, os números caem de 27,6% para 24,4%.

Porcentagens que, aparentemente, fazem pouca diferença, também podem ser vistas no atributo mais decisivo: as finalizações. A média corinthiana por jogo é de 11,7 com o peruano, e 11 sem ele; a porcentagem de acerto difere em pouco mais de 2%. É difícil imaginar que um chute a gol a mais ou menos a cada 90 minutos seja um fator preponderante para definir vitórias e derrotas.

O equilíbrio segue nas estatísticas de cruzamentos, desarmes e dribles. Em todos, os valores pioram minimamente. A única grande diferença pode ser observada no aproveitamento dos lançamentos. O domínio de bola do centroavante e seu porte físico com certeza ajudam a dar sequencia nas bolas longas corinthianas.

A análise fria dos números, porém, mostra só um lado da história. Apesar destas pequenas pioras, que estariam inseridas dentro de qualquer "margem de erro", o resultado final destes jogos mostra um aproveitamento de 50% sem Guerrero, o que faria o time despencar na tabela, saindo da 3ª para a 9ª colocação, com apenas 45 pontos.

Existe algo mais subjetivo relacionado à confiança e ao "peso" que tem um atacante desta qualidade, algo que os números são incapazes de explicar. A vaga do Corinthians na Libertadores depende da presença de seu melhor jogador em campo. Mas no dérbi contra o Palmeiras, o alvinegro terá de se virar sem ele. A Rádio ESPN transmite o duelo ao vivo, a partir das 14h.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CORINTHIANS

Local:
estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 25 de outubro de 2014, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Vicente Romano Neto (SP)

PALMEIRAS: Fernando Prass; João Pedro, Lúcio, Tobio e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley e Valdivia; Mouche (Cristaldo) e Henrique
Técnico: Dorival Júnior

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Bruno Henrique, Petros, Elias e Jadson; Renato Augusto e Romero (Luciano)
Técnico: Mano Menezes



VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3687 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade