Nesta quinta-feira, o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, anunciou mudanças nas datas das audiências públicas que vão discutir a reforma do estatuto do clube. O adiamento afeta audiências que irão tratar sobre os temas "Votação do Fiel Torcedor" e "Poderes Sociais; Assembleia Geral, Convocação, Quórum e Publicidade".
A apresentação pública sobre o voto do Fiel Torcedor foi remarcada do dia 4 de dezembro (quinta-feira) para o dia 5 de dezembro (sexta-feira), e ocorrerá na sala de imprensa da Neo Química Arena. Já a reunião referente aos "Poderes Sociais; Assembleia Geral, Convocação, Quórum e Publicidade" sofreu apenas uma alteração na data, permanecendo agendada para o dia 17 de dezembro (quarta-feira) no Teatro Corinthians, localizado no Parque São Jorge.
De acordo com a nota divulgada por Tuma Júnior, o adiamento foi necessário devido a compromissos de locação do Teatro Corinthians para eventos de terceiros. O novo cronograma das audiências públicas é o seguinte:
- 01/12/25 - Denominação, sede, duração, fins e patrimônio; Quadro social; Poderes Sociais;
- 05/12/25 - Votação do Fiel Torcedor;
- 08/12/25 - Assembleia Geral, Convocação, Quórum e Publicidade;
- 17/12/25 - Poderes Sociais; Assembleia Geral, Convocação, Quórum e Publicidade;
- 21/01/26 - Sistemas de eleição para o Conselho Deliberativo; Regras de votação, voto online e regulamentos;
- 23/01/26 - Conselho Deliberativo: composição, funcionamento e deliberação;
- 26/01/26 - Sistema de votação para a Diretoria: turno único ou dois turnos; Conselheiro vitalício honorário; Regra de faltas para Conselheiro Vitalício;
- 29/01/26 - Conselho de Orientação (Cori); Conselho Fiscal (CF);
- 02/02/26 - Diretoria, Finanças, Regulamentos, Regimentos e Instruções;
- 04/02/26 - Disposições gerais, disposições transitórias e cronograma de implementação.
Além dessas datas, foi agendada uma sessão extra no dia 9 de fevereiro de 2026 para discutir temas pendentes, caso necessário. Segundo o comunicado, a Comissão da Reforma do Estatuto do Corinthians terá até o dia 11 de fevereiro para apresentar o texto final ao Conselho Deliberativo. O documento completo será disponibilizado no site oficial do clube em 13 de fevereiro, permitindo que os conselheiros analisem as propostas.
Embora ainda não tenha sido estabelecida uma data exata para a votação do novo estatuto pelo Conselho, a expectativa é que isso aconteça até o final de fevereiro de 2026. Se aprovado, o projeto será submetido aos associados em Assembleia Geral, prevista para março do próximo ano. Os conselheiros também decidiram que o novo estatuto será aplicável nas próximas eleições do Corinthians, agendadas para o final de 2026. O direito de voto do Fiel Torcedor deverá estar em vigor até, no máximo, o pleito de 2030.
Após a reunião ocorrida na última segunda-feira, Tuma e outros conselheiros demonstraram otimismo quanto à aprovação do direito de voto para os sócios-torcedores pelo Conselho.



Craque doa valor milionário para vaquinha; Carrilo exigiu doação para Arena para fechar contrato com empresa
BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Recusou o Timão? Wesley descarta proposta do Corinthians e está rumo à Europa
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
Novidades na escalação? Confira a provável escalação do Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
Corinthians e Botafogo se enfrentam: onde assistir ao VIVO ao duelo decisivo no Brasileirão