A disputa pela classificação para a Copa Libertadores ficou ainda mais acirrada após a 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória do São Paulo sobre o Vasco da Gama, por 2 a 0, em São Januário, não só intensificou as esperanças do Tricolor Paulista, como também esfriou as chances do Cruz-Maltino. O Corinthians, ao vencer o Grêmio pelo mesmo placar, também entrou na briga e agora pode sonhar com uma vaga na competição internacional.
Por outro lado, o Fluminense, que foi derrotado pelo Ceará, complicou sua situação na tabela. A recente definição da final entre Flamengo e Palmeiras na Libertadores resultou na expansão do G-6 para G-7. Importante frisar que, ao todo, oito times brasileiros estarão garantidos na próxima edição do torneio continental, já que há uma vaga adicional em jogo na Copa do Brasil. Um eventual título do Atlético-MG na Copa Sul-Americana poderia aumentar o número de representantes para nove. Se o campeão da Copa do Brasil fizer parte do G-7, o oitavo colocado no Brasileirão terá a oportunidade de herdar a classificação.
Atualmente, os times que se destacam nas chances de classificação para a Libertadores via Campeonato Brasileiro são: Flamengo e Palmeiras, com 100%; Cruzeiro, com 99,99%; Mirassol, com 99,89%; Bahia, com 96,8%; Botafogo, com 74,5%; Fluminense, com 55,6%; São Paulo, com 36,7%; Vasco, com 16,5%; Corinthians, com 14,7%; Grêmio, com 2,2%; e Atlético-MG, com 1,8%. Os restantes, como Bragantino, Internacional, Ceará e Santos, possuem menos de 1% de chances.
No que diz respeito à Copa Sul-Americana, os times posicionados entre o 8º e o 13º lugar na tabela do Brasileirão estariam se classificando para a competição. Contudo, a definição do vencedor da Copa do Brasil pode criar uma nova oportunidade para o 14º colocado. Um título do Atlético-MG nesta edição do torneio continental garantiria a vaga para o 15º lugar no próximo ano. As chances atuais de classificação para a Sul-Americana, através do Campeonato Brasileiro, são: Corinthians com 80,9%; Vasco com 80,2%; Grêmio com 73,1%; Atlético-MG com 69,4%; São Paulo com 62,2%; Ceará com 60,1%; Fluminense com 44,3%; Bragantino com 41,8%; Internacional com 40,1%; Botafogo com 25,5%; Santos com 12,2%; Vitória com 4,2%; Bahia com 3,2%; e Fortaleza com 2,7%. Juventude e Mirassol têm menos de 1% de chances.



Craque doa valor milionário para vaquinha; Carrilo exigiu doação para Arena para fechar contrato com empresa
BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Recusou o Timão? Wesley descarta proposta do Corinthians e está rumo à Europa
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
Novidades na escalação? Confira a provável escalação do Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
Corinthians e Botafogo se enfrentam: onde assistir ao VIVO ao duelo decisivo no Brasileirão