Na última segunda-feira (27), o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, deu uma entrevista coletiva na sede social do clube, localizada no Parque São Jorge. O foco da conversa foi a proposta de reformulação do estatuto, com ênfase na possibilidade de transformação do departamento de futebol em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Segundo informações divulgadas pelo clube, essa nova estrutura permitirá que o Parque São Jorge mantenha, no mínimo, 51% das ações da SAF. Esta medida visa garantir que o clube mantenha controle sobre seu futebol, assegurando a preservação de sua identidade, história e a participação ativa dos associados nas decisões. Romeu comentou sobre diferentes modelos de SAF que têm sido discutidos desde a sua apresentação no Congresso. Ele destacou a relevância de uma saída que possibilite ao Corinthians ter sua própria SAF, especialmente em um contexto em que novas obrigações tributárias entrarão em vigor em 2027, exigindo das associações o pagamento de impostos significativos."
Um ponto importante abordado por Romeu foi a função do Conselho de Orientação (CORI) nesse processo. Ele esclareceu que o parecer do CORI não é vinculante, servindo apenas como indicativo. A aprovação da transformação em SAF dependerá de uma deliberação da Assembleia Geral, que deve reunir, no mínimo, dois terços dos associados com direito a voto. Romeu ainda mencionou a possibilidade de emendas de plenário, permitindo ajustes necessários e sugestões de última hora durante a reunião.
A proposta de transformar o clube e criar a SAF só será aceita com a confirmação prévia do CORI e do Conselho Deliberativo, além do voto favorável da Assembleia Geral. O presidente destacou que é estritamente proibida a aquisição do controle majoritário da SAF por investidores externos, assegurando, assim, que a gestão do clube permaneça nas mãos dos associados, garantindo a preservação da tradição e história do Sport Club Corinthians Paulista.



ESTAMOS PAGANDO! Corinthians dá início à quitação de dívida de R$ 224,9 milhões
Zagueiro do Corinthians passa por cirurgia e ficara fora por tempo indeterminado! Confira
GOLAÇOOOOOOOOOO! BRENO BIDON AMPLIA O PLACAR! 3 A 1 PRO TIMÃO!
Golllll do Timão!!! O Corinthians abre o placar e encaminha a classificação na Copa do Brasil!!
Corinthians define valor milionário para vender Yuri Alberto!
Gabriel Paulista rejeita proposta de clube rival e reafirma compromisso com o Corinthians
Ex-joia do Corinthians brilha na Turquia e desperta interesse de gigantes Europeus e pode trazer milhões ao Corinthians!