O debate sobre quem é o legítimo campeão do Campeonato Brasileiro de 2005 voltou à tona após declarações polêmicas do comentarista Neto. Recentemente, ele afirmou que o Internacional deveria ter sido o campeão daquela edição, mas, em um ato de humildade, recuou e se retratou, reconhecendo que o Corinthians é, de fato, o verdadeiro vencedor.
No programa Apito Final, Neto admitiu ter cometido um erro em suas afirmações e esclareceu que a expulsão controversa de Tinga, no jogo entre Corinthians e Internacional, não deveria ofuscar as conquistas do timão. Para o comentarista, a expulsão foi uma das maiores injustiças da história do futebol brasileiro e poderia ter influência sobre o resultado daquela partida. Contudo, ele recordou que o escândalo de arbitragem que envolveu o ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho resultou na anulação de onze jogos, o que comprometeu as chances do Internacional, mesmo com a vitória no confronto direto.
Neto destacou: “Eu cometi um equívoco monstruoso, e quando erro, eu tenho a humildade de saber me retratar”. Ele persistiu em sua análise, lembrando que mesmo que o Internacional tivesse vencido aquele jogo, não acumularia pontos suficientes para ser campeão, devido ao impacto das partidas anuladas.
O Corinthians terminou o torneio com 81 pontos, enquanto o Internacional ficou em segundo lugar, com 78 pontos. Apesar das tentativas do Colorado de contestar os resultados judiciais, a pressão da CBF os levou a desistir de ações legais. Assim, a temporada de 2005 permanece marcada por controvérsias, com o Corinthians sendo reconhecido oficialmente como campeão.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto