Um ano depois de contratar a psicóloga Anahy Couto como membro permanente da comissão técnica, o Corinthians agora planeja criar um departamento de saúde mental no CT Joaquim Grava. A ideia consiste em contratar pelo menos mais um psicólogo e um psiquiatra com especializações que auxiliem o trabalho com atletas de alto rendimento. O projeto está sendo debatido internamente, e a tendência é de que o martelo seja batido em breve. Desde o ano passado, o Corinthians tem trabalhado para qualificar e diversificar a comissão técnica e aumentar a profissionalização do departamento de futebol a fim de oferecer uma melhor preparação e conforto aos seus jogadores.
A proposta de um departamento exclusivo de saúde mental está sendo tocada pelo preparador físico Diego Pereira em conjunto com a psicóloga Anahy Couto e pelo treinador mental Lulinha Tavares. O executivo Fabinho Soldado deu carta branca ao grupo e acompanha as discussões. Internamente, o clube constatou que há uma falha nesse tipo de atendimento. Por um lado, os atletas ficam expostos à pressão da mídia, cobrança por resultados e demais dificuldades pertinentes à carreira. Em contrapartida, nem sempre possuem o acesso necessário ao cuidado profissional qualificado.
O Corinthians pretende estender o acesso ao atendimento para as famílias dos jogadores, que eventualmente são afetadas pela exposição pública e com a ausência em datas importantes.