O Corinthians venceu uma ação judicial que moveu contra duas editoras musicais que alegavam ter os direitos sobre a canção "Campeão dos campeões", composta pelo radialista Lauro D'Ávila e consagrada como hino oficial do clube desde os anos 1950. Assim, poderá continuar executando livremente a música. A decisão favorável ao Timão foi tomada pela juíza Marcella Leal Restum, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e é passível de recurso.
Na ação, o Corinthians disse ter sido procurado por representantes das editoras Corisco e Musiclave, que pertencem ao "Grupo Arlequim", questionando os direitos do clube paulista sobre a música. No entanto, a diretoria do Timão havia firmado contrato verbal com Lauro D'Ávila em 1955, e desde então pôde executar o hino sem limitações. As editoras ainda questionavam a validade desse contrato verbal, e disseram proteger os interesses dos herdeiros de Lauro D'Ávila, falecido em 1985.
A juíza, porém, entendeu que era procedente o pedido do Corinthians para que o contrato verbal continuasse sendo reconhecido - como o foi ao longo de décadas. Um trecho da decisão diz que "verifica-se que de fato houve uma concessão mútua de direitos: enquanto o clube concordou com a utilização do seu nome e imagem, direitos da personalidade, o compositor da obra concordou com a utilização desta pelo clube, sem a cobrança de quaisquer valores".
A juíza acrescenta que "a natureza gratuita desse contrato, evidenciada pelo decurso do tempo, indica que ambas as partes abdicaram de qualquer compensação financeira, com o entendimento de que o benefício viria do fortalecimento recíproco: o autor, ao ter sua obra associada ao clube de futebol, sendo beneficiado com a possibilidade de uso do nome e imagem do clube e pela visibilidade alcançada, e o clube, ao obter o direito de reprodução e de vinculação da obra à sua identidade".



FAZ O PIX! Corinthians garante quantia considerável após parceria com a Brahma; Saiba tudo
Barca de saídas! Corinthians inicia reformulação e confirma saídas de quatro jogadores!
BOMBA: Liverpool avalia proposta por Memphis Depay, atacante do Corinthians
URGENTE: Corinthians avança por Savarino, que aceita salário de R$ 800 mil
Briga por contratação! Corinthians entra na briga contra o São Paulo por craque do Mirassol
BICHO HISTÓRICO: Corinthians surpreende elenco e divide quase metade da premiação da Copa do Brasil
Memphis de volta a Europa? Gigante Europeu quer contratar estrela do Corinthians para 2026
Barca de saídas! Corinthians não renova com jogadores e estão de saída ao fim do ano
Fim do Transferban? Corinthians volta a negociar com Santos Laguna para tentar quitar divida milionária
Preço definido! Corinthians estabelece valor milionário por Breno Bidon após interesse do Atlético de Madrid esfriar