Quem diria que aquele clube bagunçado, que já teve três técnicos no ano, perdeu ídolos, como Cássio e Paulinho, e vem lidando com diferentes crises há meses chegaria na reta final da temporada disputando três competições? Encorpado com a chegada de reforços e mostrando sinais claros de evolução, o Corinthians pode terminar 2024 como a grande surpresa do futebol brasileiro. Tanto na Copa do Brasil quanto na Sul-Americana, o time está a quatro jogos de ser campeão - e já não parece mais tão abaixo de seus concorrentes como há um tempo atrás. Porém, ainda há uma enorme ladeira a subir no Brasileirão, como o jogo contra o Atlético-GO deixou claro. O placar de 3 a 0 neste sábado acaba por esconder dificuldades que a equipe teve, em grande parte decorrentes da pressão vivida no momento.
Com a urgência de deixar a zona de rebaixamento, o Corinthians pareceu afobado no primeiro tempo contra o lanterna do campeonato e cometeu muitos erros de passe. Ramón Díaz (suspenso) e seu filho Emiliano mantiveram o esquema 4-4-2 com um losango no meio. A estratégia que funcionou diante do Fortaleza, na última terça, demorou a engrenar contra o Atlético-GO. Os visitantes picaram o jogo, esfriaram a atmosfera de Itaquera e foram, aos poucos, encaixando descidas perigosas ao ataque. Como de costume, Garro se movimentou bastante para receber a bola com liberdade, mas não gerou tanto perigo. As poucas chegadas alvinegras na etapa inicial saíram com enfiadas de Charles e ultrapassagens dos laterais.
Precisando melhorar consideravelmente seu aproveitamento para deixar as últimas colocações, o Corinthians terá a ansiedade e o nervosismo como alguns dos principais adversários até dezembro. A tensão é capaz de equilibrar jogos que deveriam ser mais fáceis, como o deste sábado. Entretanto, o gol de Romero, no último lance do primeiro tempo, mudou todo o cenário. Mais leve graças à vantagem no placar, o Timão cresceu no segundo tempo, passou a entregar menos a bola ao rival, criou chances de gol e construiu um placar mais elástico. Todos os olhos estavam em Memphis Depay, mas do banco alvinegro saíram outras peças valiosas, como Igor Coronado e André Carrillo, evidenciando como está mais encorpado o elenco.
Estatísticas - Corinthians x Atlético-GO Posse de bola: 53% x 47% Finalizações: 16 x 14 Finalizações no alvo: 7 x 4 Passes completos: 497 x 342 Passes incompletos: 80 x 75 Desarmes: 25 x 16 Dribles: 7 x 7 Escanteios: 7 x 2 Impedimentos: 3 x 1
Não se pode esquecer que o trabalho de Ramón Díaz tem pouco mais de dois meses e que o time vem passando por uma reformulação brusca - contratou 20 jogadores no ano, nove só na última janela. Ou seja, é natural que apresente problemas e oscilações. Ainda assim, resultados e desempenhos recentes dão esperanças para o torcedor sonhar. Fugir do rebaixamento ainda é o maior desafio do Corinthians, mas é possível almejar objetivos maiores.



Ex-atacante do Corinthians é vendido para o futebol Russo e Timão recebe valor milionário
Corinthians define futuro de Memphis Depay após eliminação na Copa do Mundo
SAÍDA NOS BASTIDORES! Internacional acerta contratação de ex-Corinthians
Fenerbahçe monitora André e Corinthians pode receber proposta da Turquia
RETORNO! Após dois meses fora, meio-campista do Corinthians volta a campo
VOLTA POR CIMA! Volante retoma seu espaço no Corinthians, mas minutos seguem poucos em 2026
CBF abre janela de transferências mas transfer ban da Fifa trava mercado do Corinthians
FINALMENTE QUITOU! Corinthians fecha dívida com argentinos pela contração de seu craque
RECONHECIMENTO REAL! Memphis Depay recebe elogio do rei da Holanda após goleada na Copa
Corinthians mira R$ 147 milhões em vendas, mas ainda não tem propostas por jogadores