31/10/2022 12:40

Neymar, Messi, Rivaldo...Conheça estrelas do futebol que mantêm projetos sociais

Jogadores e ex-jogadores utilizam influência e fama para criar projetos de ajuda aos mais pobres

Neymar, Messi, Rivaldo...Conheça estrelas do futebol que mantêm  projetos sociais
A relação entre o esporte e a inclusão social é algo que tem sido cada vez mais destacado na imprensa, em veículos como o Jornal Esportes. Em regiões deficitárias de ações do Estado, com altos índices de pobreza e escassez de recursos, o esporte é um importante espaço na socialização dos jovens.

Assim, não é difícil encontrar no discurso de jogadores de futebol ou atletas de outras modalidades a história de pessoas vinculadas a projetos sociais que conseguiram enfrentar as dificuldades e vencer na vida. Em muitos casos, o esporte e a assistência social caminham juntos para melhorar as condições humanas.

Dito isso, é notável que muitos jogadores de futebol, alguns em atividade, outros já aposentados, criem institutos e organizações não governamentais para ajudar crianças carentes e que não possuem apoio financeiro como forma de garantir uma existência digna.

Em Santos, no litoral paulista, o atacante Neymar, do Paris Saint Germain, criou o Instituto Neymar Jr, que é gerenciado por sua família. O local foi fundado em 2014, no Jardim Glória, onde ele passou boa parte da infância e da adolescência. Essa foi a forma que a estrela da seleção brasileira encontrou para ajudar pessoas que, como ele, tiveram dificuldades na vida.

"Eu sempre falo que, nessa época, se não fosse pelo futebol e pelo fato de a minha família ser tão presente, o meu futuro poderia ter sido outro.Poder contribuir para algo bom na vida delas é muito importante para mim. O futebol me deu tudo, então é por causa do que eu amo fazer que temos o Instituto Neymar", declarou Neymar ao UOL recentemente.

Outro que mantém um espaço semelhante, só que há mais tempo, é Lionel Messi, um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Em 2007, ele criou a Fundação Lionel Messi, sem qualquer fim lucrativo. Suas ações são mundiais, e incluem saúde, educação e atividades físicas e escolares para crianças e adolescentes. A Fundação participa do apoio à pesquisas e combate ao câncer e
desenvolve diversas ações sociais, como a #ParaLosValientes.

Entre os ex-jogadores brasileiros, a lista de benfeitores também é grande. Um deles é Rivaldo, camisa 10 na conquista do penta e melhor jogador do mundo em 2002.

Ele é fundador da Instituição Rivaldo 10, que realiza ações sociais no Brasil e em Angola, país africano que ele defendeu quando já estava no fim da carreira com atleta profissional.

As ações beneficentes são voltadas para crianças em condições sociais vulneráveis e oferece educação e práticas esportivas. A ação é semelhante à promovida por Ronaldo Fenômeno no instituto Criando Fenômenos, concebido por ele em 2012. O local, que fica em São Paulo, tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida de moradores das periferias paulistanas.

Além deles, outros nomes de destaque do futebol nacional, como Cafu, Raí e Edmilson também mantêm posições semelhantes.


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









2559 visitas - Fonte: TudoTimao

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade