18/12/2017 19:06

Cássio: de pouco conhecido à referência na Libertadores de 2012

Conquistando o próprio espaço com muito trabalho, o goleiro foi peça importante durante a trajetória do Timão no título inédito da competição com atuações marcantes e decisivas

Cássio: de pouco conhecido à referência na Libertadores de 2012
Foto: Renato Pizzutto/ Placar

Impossível falar da conquista da Copa Libertadores da América de 2012 do Corinthians e não lembrar de Cássio. O goleiro foi um dos personagens marcantes da trajetória do Timão no título inédito e invicto da competição continental com defesas inesquecíveis.



Recém-chegado ao elenco alvinegro, mas pouco conhecido pela Fiel, Cássio era uma das opções de Tite para substituir Júlio César, titular durante a campanha do pentacampeonato brasileiro, conquistado um ano antes, contestado após falhas no duelo perdido para a Ponte Preta pelas quartas de final do Paulistão 2012. Após a eliminação no estadual, foi decidido que haveria uma troca no gol para o primeiro confronto de mata-mata pela Libertadores, o jogo contra o Emelec (EQU) no Equador, ida das oitavas de final.

Em disputa com Danilo Fernandes pela vaga, Cássio foi a opção de Tite. Na noite de 2 de maio de 2012, o goleiro fez a estreia dele na competição continental pelo Timão. O arqueiro já havia atuado antes, contra o XV de Piracicaba pelo Paulistão, em março.

Naquela partida, Cássio deu o cartão de visitas com duas importantes defesas que garantiram o 0 a 0 no Equador, placar que possibilitou ao Corinthians jogar com tranquilidade no duelo de volta, no Pacaembu, e vencer o Emelec (EQU) por 3 a 0, passando às quartas de final da Libertadores.

Mas foi na fase seguinte, contra o Vasco, em que Cássio ganhou de vez a posição de goleiro titular do Corinthians e também, de quebra, de ídolo da Fiel. Após empate por 0 a 0 no Rio de Janeiro, Corinthians e Vasco jogavam no Pacaembu. No segundo tempo, a equipe carioca teve um contra-ataque quase fatal com Diego Souza, que avançou livre do campo de defesa até a área corinthiana. Ao chegar à meia lua, o meia vascaíno finalizou no canto, tentando tirar Cássio da bola. Porém, com muita calma e técnica, Cássio caiu e resvalou na redonda o suficiente para que saísse pela linha de fundo.

Foi como se Cássio tivesse feito um gol pelo Corinthians. Se o Vasco abrisse o placar, o Timão teria de virar a partida em pouco mais de 25 minutos. Com o placar ainda em 0 a 0, o Alvinegro do Parque São Jorge recuperou a força para fazer o gol da vitória, com Paulinho, no fim e se classificar para as semifinais da Libertadores 2012.

Nos jogos seguintes, contra o Santos nas semifinais e diante do Boca Juniors (ARG) na final, Cássio se manteve firme na meta alvinegra, ajudando o Corinthians com defesas e muita segurança na conquista do título da Libertadores, o primeiro da história do clube alvinegro. Dessa forma, nasceu uma nova referência corinthiana.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2601 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

VOCÊ QUE ESTÁ CANSADO DE TER POUCA PROGRAMAÇÃO DE TVV ASSSINATURA E NÃO CONCORDA COM OS VALORES COBRADOS
FAÇO LIBERAÇÃO E DIMINUÍMOS O VALOR DA CONTA
PARA TODO BRASIL
WHATZSAP 11 958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade