27/9/2016 07:28

Veja como queda na média de público afeta as contas da Arena Corinthians

Presença da torcida despenca nas últimas partidas e atrapalha a arrecadação do clube para o pagamento das obras em Itaquera. Pior marca aconteceu contra o Flu

Veja como queda na média de público afeta as contas da Arena Corinthians
Corinthians registrou pior público da história da arena na partida contra o Fluminense, no domingo (Foto: Marcos Ribolli)

Depois de dois anos de grandes públicos, o Corinthians começa a sentir nas arquibancadas de sua arena os efeitos de um time que não parece ter forças para brigar por títulos em 2016.

Desde a saída de Tite e das constantes vendas de jogadores importantes, a torcida do Timão passou a frequentar Itaquera em número bem menor. A queda mexe diretamente com o pagamento das contas do estádio.

Cada centavo obtido pelo Corinthians com a exploração da arena (ingressos, camarotes, restaurantes...) segue para o fundo responsável por gerenciar o pagamento das obras. O valor estimado da casa alvinegra é de R$ 1,2 bilhão – e só cerca de R$ 80 milhões foram pagos até o momento. A previsão de pagar tudo em 12 anos dificilmente será atingida.

Em outras palavras: é como se você, torcedor, comprasse um apartamento financiado e, de uma hora pra outra, passasse a ter um salário menor. Com menos dinheiro, o pagamento do financiamento fica cada vez mais difícil.

É o que acontece com a Arena Corinthians, que vê menos dinheiro entrando em caixa.

Como a comercialização de camarotes está muito abaixo do esperado, boa parte do dinheiro arrecadado vem com a venda de ingressos. A presença do torcedor, porém, vem caindo consideravelmente. Contra o Fluminense, no último domingo, a arena registrou sua pior marca. Apenas 18.838 pessoas compraram bilhetes, gerando uma renda de R$ 914.004,50.

Outras duas marcas muito ruins foram registradas recentemente. Em agosto, 20.207 pagantes (R$ 930.524,00) estiveram na partida contra o Vitória, pelo Brasileirão. Na semana passada, 20.614 (R$ 1.103.889,50) pagaram para acompanhar o duelo diante do Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Não bastasse a queda no público e consequentemente na arrecadação, o Corinthians não fica com o valor integral do que é gerado. O clube precisa arcar com taxas da CBF e outras despesas. Por exemplo: do R$ 1,1 milhão obtido no jogo contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, o clube recebeu apenas R$ 483.187,93. Todo o montante segue direto para o fundo.

– Eu acho que é um pouco de tudo: o momento do time, o frio em São Paulo, o fim do mês. Tudo isso faz com que os torcedores fiquem em casa – explicou o presidente Roberto de Andrade, na semana passada.

Apesar da redução, o Corinthians ainda tem a melhor média de público (32.571 torcedores) entre os clubes que disputam as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro – o arquirrival Palmeiras aparece em segundo (28.348).

O Timão arrecadou pouco mais de R$ 51 milhões com ingressos. No entanto, em virtude dos tributos, pouco mais da metade chegou ao fundo.

Apesar das reclamações dos torcedores, o Timão descarta reduzir os preços dos ingressos. A direção alega que só poderá pensar em reduzir os valores se as propriedades do setor Oeste (cadeiras e camarotes) tiverem uma venda maior, algo improvável neste momento. O ingresso médio para ver um jogo da equipe é de R$ 56.

CONTAS
A diretoria do Corinthians espera para o mês de setembro uma resposta do BNDES sobre o pedido de carência de 17 meses para voltar a pagar o empréstimo de R$ 400 milhões. Em virtude da solicitação, o clube não deposita a parcela integral de R$ 5,7 milhões desde abril, mas ainda assim é obrigado a pagar cerca de R$ 3 milhões somente de juros. Caso a resposta seja positiva, o pagamento voltará a ser feito somente em agosto de 2018, tempo em que o Timão pretende fazer caixa.


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









4194 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Com um um time desses, o torcedor desanima! O presidente não vê isso?

tem que agir assim quem sabe eles se toca e arruma a casa eles já sentiram no bolso um monte de Zé ruela se enchendo de tatuagem parece que são e tudo baitola futebol que é bom nada aí que saudade do tempo de zenon casa grande neto tupanzinho luizao Vladimir tempo bons que não voltam mais

será que a direção não percebe que sustentando estas torcidas uniformizadas que só sabem destruir dando mais prejuízo ao club também estão fazendo com que as famílias se afastem dos estadios

a diretoria é culpada por essa situação. se tivesse feito um bom planejamento, isto não estaria acontecendo.
se vc não tem muito dinheiro para contratar, valoriza sua base, promove os garotos e com o pouco dinheiro que tem, contrata jogadores pontuais. vão lá e compram um monte de jogador fraco. na base tem jogadores bem melhores do que Gustavo e Romero. se tivesse posto os garotos da base, tenho certeza que a torcida estava apoiando mais. tem o Izac e Leo Jaba, melhores do que Gustavo e Romero. o primeiro nunca tem oportunidade. não precisava tem contratado Rildo, Lucca.

como pode Foi vendido mais de um time mesmo assim o corinthians ta nessa situacao

a diretoria não gasta com jogadores, cobra caro dos ingressos, deve estar com os bolsos cheio de dinheiro.
tem que continuar assim mesmo!
até essa diretoria ver que o time depende mais de nós torcedores do que deles!

tomara q ñ vá é ninguem,tocedor paga ingresso é pra ter alegria não decepção...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade