8/1/2023 08:14

Libera e mantém direitos: entenda a estratégia do Corinthians com Vital, Matheus e Janderson

Timão quebrou vínculos com os três jogadores e agora torce para que eles se destaquem em Cruzeiro, Cuiabá e Ceará

Libera e mantém direitos: entenda a estratégia do Corinthians com Vital, Matheus e Janderson
O Corinthians repetiu com três jogadores a mesma estratégia nesta janela de negociações: rescindiu contratos que teriam duração de mais um ano, apostou na economia de 12 meses de salário e manteve parte dos percentuais que possuía pensando numa recompensa futura, em caso de venda para o exterior.


Foi assim como o meia Mateus Vital, de 24 anos, que acertou com o Cruzeiro, com o lateral-direito Matheus Alexandre, de 23, que foi para o Cuiabá; e com o atacante Janderson, de 23, agora do Ceará.

Veja:
Mateus Vital: tinha contrato até o fim de 2023. O Corinthians rescindiu, liberou ao Cruzeiro e, segundo a imprensa mineira, manteve 50% dos 85% que possuía.

Matheus Alexandre: tinha contrato até o fim de 2023. O Corinthians rescindiu, liberou ao Cuiabá e manteve parte dos 50% que possuía. Detalhes não foram informados.

Janderson: tinha contrato até o fim de 2023. Corinthians rescindiu, liberou ao Ceará e manteve parte dos 70% que possuía. Detalhes não foram informados.

Criticada pela torcida, que sempre prefere ver o clube vendendo seus jogadores de forma definitiva para outras agremiações por bons valores, o método usado pelo presidente Duilio Monteiro Alves e por seu departamento de futebol não é novo e tem se repetido em várias janelas.

A justificativa é que, muitas vezes, falta dinheiro no mercado para que outros times façam aquisições destes atletas. E que essa estratégia é melhor do que emprestar tendo de pagar parte dos salários.

Em 2021, no primeiro ano da gestão de Duilio, o Corinthians fez apenas negociações de rescisão e empréstimos para reduzir a folha salarial. Richard e Sornoza, por exemplo, saíram desta forma. No segundo semestre, o clube buscou nomes como Giuliano, Renato Augusto e Róger Guedes.

O procedimento, claro, mostra também algumas falhas no processo de contratação, já que alguns jogadores firmam contratos longos e acabam não sendo aproveitados pelo elenco profissional. Do trio que saiu em 2022, Matheus Alexandre nem vestiu a camisa alvinegra, vivendo só de empréstimos.

Como funciona?
O percentual dura o período de tempo em que o atleta tem contrato com o novo clube. Há situações em que o jogador assina por dois anos, mas rescinde antes, fazendo o percentual virar pó. Em caso de venda, o Timão pode lucrar com a compra do seu percentual ou carregá-lo para o novo contrato.

Outros casos
O ge levantou outros casos recentes de jogadores que quebraram os seus vínculos com o Corinthians e que deixaram parte do percentual no Timão antes da despedida:

Vitinho - Timão tinha 100% do meia, rescindiu, manteve 30%. Ele está no Arouca, de Portugal;

Richard - Timão tinha 70% do volante, rescindiu e manteve 35%. O jogador está no Ceará.

Sornoza - Timão tinha 100% do meia, rescindiu e manteve cerca de 50%. Ele está no Independiente del Valle, do Equador.

Madson - Timão tinha 50% do atacante, rescindiu, manteve parte do percentual (não confirmado, mas cerca de 10%). Ele está no Moreirense, em Portugal.

Marquinhos - Timão tinha 50% do atacante, rescindiu e manteve 30%. Ele foi para o Cuiabá, que o negociou com o APOEL, do Chipre. Não há informações sobre divisão de direitos.

André Luis - Timão tinha 50% do atacante, rescindiu e manteve 25%. Ele está no Cuiabá.

Fabrício Oya -Timão tinha 70% do meia, rescindiu, manteve 35%. Jogador foi para a Bielorrúsia e depois jogou o Paranaense pelo Azuriz. Não há informações sobre a atual divisão de direitos.

Guilherme Castellani - Timão tinha 100% do goleiro, rescindiu, menteve 10%. Ele está no Akritas, do Chipre.

Guilherme Mantuan - Timão tinha 76% do volante, rescindiu, manteve 30%, mas hoje não tem mais nada. Ele está no Botafogo-SP.

Jean - Timão tinha 80% do volante, rescindiu, menteve 20%, mas hoje não tem mais nada. Está no Juventude.

Marquinhos Gabriel - Corinthians manteve 28% dele quando rescindiu. Hoje, não tem mais nada. Está no Goiás.


VEJA TAMBÉM
- VAI PRA JOGO? Corinthians se prepara para jogo decisivo da Copa do Brasil com Paulinho.
- DESCOBERTO! Revelado fotógrafo de imagem de Gabigol com camisa do Corinthians
- APÓS SAÍDA DE CÁSSIO! Último remanescente do título mundial de 2012 no futebol.









2916 visitas - Fonte: https://ge.globo.com/

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Joaquim Antonio     

Todos esses casos a gente entende, pois a diretoria aposta que esses jogadores tenham um bom rendimento em outros clubes e assim ganham algum dinheiro em negociações futuras. Agora tem casos que sao inexplicáveis, como o do jogador Junior Moraes, ganhando 550 mil por mes, com 35 anos de idade e segundo o que foi divulgado, trata-se de uma aposta de um consultor físico. Eu imaginei que era uma aposta do tecnico. Realmente inexplicável. Aí tem treta com certeza.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
X
Corinthians
Botafogo

Sudamericana

Ter - 21:30 - Neo Química Arena
4 X 0
Corinthians
Argentinos JRS
publicidade
publicidade
publicidade