21/6/2019 11:35

Relembre os estrangeiros que já representaram suas seleções na Copa América enquanto defendiam as cores do Timão

Relembre os estrangeiros que já representaram suas seleções na Copa América enquanto defendiam as cores do Timão
(Foto: Alan Morici)


Maior torneio de futebol organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), a Copa América é o mais antigo campeonato do mundo disputado entre seleções nacionais. Disputada desde 1916, a competição já contou com diversos jogadores do Corinthians que representaram as cores da Seleção Brasileira. Além disso, o Timão já teve alguns craques estrangeiros que foram representar suas seleções nacionais no campeonato sul-americano.





A edição de 1999, que teve o Brasil como campeão com 100% de aproveitamento, foi disputada no Paraguai. Os donos da casa passaram por uma dolorosa eliminação nos pênaltis contra o Uruguai, por 5 a 3 pelas quartas de final. Apesar da derrota, a equipe foi prestigiada pelos torcedores locais que gostaram da gana e vontade de seus representantes. Além disso, a albirroja possuía em seu elenco o ídolo alvinegro Gamarra, que na época defendia o Timão e ficou conhecido como um dos melhores zagueiros da história do Corinthians. Antes de chegar ao Parque São Jorge, o defensor teve passagens pelo Cerro Porteño (Paraguai), Internacional de Porto Alegre e Benfica (Portugal). Chegou no elenco alvinegro comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em 1998, e rapidamente conquistou o carinho da Fiel com a titularidade e a faixa de capitão. Com constantes boas atuações, era combativo e ao mesmo tempo não cometia muitas faltas, o que lhe rendeu a convocação para a Copa do Mundo de 1998, na França. Voltou do Mundial com o prêmio de melhor defensor de toda a competição, após jogar contra grandes craques do futebol mundial e permanecer 724 minutos (oito partidas) sem cometer uma falta sequer.

De volta ao Timão, liderou a equipe e foi peça essencial para a conquista do Campeonato Brasileiro de 98, erguendo a taça como capitão da equipe. Ovacionado pela torcida alvinegra que se encantava com sua determinação para ganhar todas as disputas de bola, o defensor de 1,79 metro também surpreendia no jogo aéreo. Carlos Alberto Gamarra ainda foi campeão paulista de 1999, antes de ir para o Atético de Madrid, da Espanha, para buscar novos ares na Europa. Deixou o Alvinegro como ídolo, tendo participado de 80 jogos e marcado sete gols.

Realizada na Venezuela pela primeira vez, a Copa América de 2007 foi a 42ª edição da competição e teve o Brasil como campeão, conquistando o oitavo título sul-americano para a Seleção. Naquela edição, o Corinthians estava sendo representado em campo por uma seleção estrangeira. A Bolívia contava com o atacante alvinegro Juan Carlos Arce. O boliviano começou sua carreira no Oriente Petrolero, time de sua terra natal. Após chegar ao futebol brasileiro pela Portuguesa, veio para o clube do Parque São Jorge em 2007. Rápido e ágil, ganhou o apelido de El Conejo (O Coelho, em espanhol) e ficou conhecido como um ‘motorzinho’ em campo pela torcida. Tornando-se rapidamente titular da equipe, suas atuações pelo Timão lhe renderam a convocação para a Copa América. Arce deixou o clube após menos de um ano, com 34 partidas e cinco gols.

A Copa América de 2011 foi realizada na Argentina, e o Uruguai venceu a competição. Na edição em que o Brasil foi eliminado nas quartas de final, uma seleção surpreendeu e mesmo subestimada chegou até a semifinal do campeonato: a Seleção Peruana de Futebol. O elenco do Peru contava com o até então meio-campista do Corinthians, Luis Alberto Ramírez. Chegou no Timão para desempenhar a função de Elias, e passou a atuar como volante. Mesmo na reserva, foi exaltado quando marcou o importante gol da vitória por 1 a 0 contra o Ceará, em Fortaleza, que deixou o Alvinegro mais perto da conquista do título brasileiro e garantiu a vaga para a disputa da Libertadores de 2012. Foi emprestado a clubes do interior paulista por duas temporadas e permaneceu no Parque São Jorge de 2011 até 2014, disputando 54 partidas e balançando as redes em cinco oportunidades. Sagrou-se campeão brasileiro em 2011 e campeão da Libertadores em 2012.

Em junho de 2016, foi realizada uma edição especial do torneio, em comemoração ao aniversário de 100 anos da CONMEBOL e da existência da competição. Batizada de Copa América Centenário, o campeonato teve como sede os Estados Unidos e foi a primeira vez que não foi sediado em território sul-americano. Assim como o Brasil, a Seleção Paraguaia de Futebol foi eliminada na primeira fase. No entanto, disputando o torneio sul-americano pela segunda vez, o defensor paraguaio Fábian Balbuena representou a albirroja enquanto defendia a camisa alvinegra no futebol brasileiro. Após uma excelente temporada no Libertad, do Paraguai, que lhe rendeu uma convocação para a seleção nacional, o defensor chegou ao Parque São Jorge para reforçar o setor defensivo e substituir Gil, negociado com o futebol chinês. Estreou em 2017, pela Florida Cup, e passou a disputar a titularidade que rapidamente conseguiu, tornando-se absoluto no elenco de Fábio Carille e sendo um líder da defesa.



Numa das partidas mais cruciais para a conquista do Campeonato Brasileiro de 2017, durante o clássico contra o Palmeiras na Arena Corinthians lotada, Balbuena fez o segundo gol do Timão na vitória por 3 a 2. Ao final do campeonato, ajudou o clube do Parque São Jorge a erguer a taça e foi premiado como o melhor zagueiro de toda a competição. Destacando-se nas bolas aéreas e marcando gols importantes, foi bicampeão paulista, em 2017 e 2018. Com excelência na defesa e se lançando bem ao ataque, o zagueiro paraguaio caiu nas graças da Fiel Torcida e ficou marcado pela sua disposição nos gramados e por prestar continência à Fiel Torcida a cada gol marcado. Atuou em 136 partidas e foi autor de onze gols com a camisa do Corinthians. Após grandes atuações pelo Timão, chamou a atenção do West Ham, da Inglaterra, e em sua despedida afirmou: “O sangue no olho é para sempre!”


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









2043 visitas - Fonte: Site oficial do clube

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Balbuena e Gil representaram a camisa do corinthians muito bem saudade

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade