29/3/2018 12:48

Análise: era fundamental qualificar o time do Corinthians para chegar à final

Timão ganhou muito com os retornos de Rodriguinho, Fagner e Clayson. Na decisão, terá ainda Romero e Balbuena disponíveis

Análise: era fundamental qualificar o time do Corinthians para chegar à final
Cássio foi um dos heróis do jogo (Foto: Marcos Ribolli)

Era preciso que o técnico Fábio Carille armasse um time mais ofensivo para que o Corinthians conseguisse o resultado buscado após a derrota por 1 a 0 para o São Paulo, no Morumbi.



Era fundamental que Rodriguinho jogasse para que o Corinthians subisse de patamar técnico.

Era necessário que Clayson estivesse bem para ser o ponto de desequilíbrio do time. E era benéfico que Fagner, mesmo cansado pela viagem de volta da Alemanha, fosse titular até onde conseguisse – deu lugar a mantuan aos 31 da etapa final.

O Corinthians que venceu o São Paulo por 1 a 0 em Itaquera e que levou a classificação para a final nos pênaltis foi muito diferente do Corinthians que perdeu por 1 a 0 no Morumbi: um time mais técnico, com troca de passes, posse de bola, incisivo e com mais jogadores que fazem a diferença.

Só que para ganhar em Itaquera, foi aceitável perder no Morumbi. Cheio de desfalques no primeiro jogo (Balbuena, Romero, Fagner, Jadson, Clayson e Rodriguinho), a derrota só por 1 a 0 foi ótima para o Corinthians. Carille escalou e manteve em campo um time capaz de segurar um resultado reversível. Pois seria um jogo de 180 minutos - por isso, escalou três volantes.

O pensamento era que, com alguns retornos, o Corinthians conseguiria resolver em casa. Só que a tarefa que parecia mais fácil foi complicadíssima diante da boa atuação defensiva do São Paulo.

No primeiro tempo, além de marcar com eficiência, o São Paulo ainda teve as duas melhores chances, que exigiram defesas de Cássio.

Com a bola nos pés (69% de posse), o Timão tentou entrar de todas as formas na área são-paulina. E sofria com o "tic tac" do relógio. Na etapa final, o domínio aumentou, o Tricolor se fechou ainda mais, mas o gol saiu. Nos acréscimos. Numa jogada de escanteio.

Os números do jogo mostram a diferença entre os times:

Foram 23 finalizações do Corinthians, contra 13 do rival;
Foram 27 bolas levantadas na área, contra seis do rival;
Foram 399 passes certos, contra 114 do rival;
Foram 21 desarmes feitos, e 52 aplicados pelo rival;
Foram nove finalizações de fora, contra duas do rival.

ESQUEMA TÁTICO

Com o que tinha nas mãos, Carille armou um bom 4-2-3-1. Só que Sheik, escalado como referência, não é nove e nem faz questão de ser.

Jogador de movimentação intensa, buscava a bola na defesa para distribuir. Por isso, muitas vezes o time sentiu a falta de um jogador à frente dele para finalizar. Faltava o último toque.

Carille mexeu com Pedrinho, que mais uma vez entrou bem, na vaga de Gabriel. O time flertou com um 4-1-4-1, mas na prática teve Mateus Vital como um segundo volante, sempre iniciando as jogadas.

No fim, o técnico apostou em Danilo como referência esperando um gol de jogada aérea. Conseguiu, mas com Rodriguinho, que subiu sozinho para aproveitar a assistência de Clayson.

E NA FINAL?

Para o jogo de sábado, o primeiro da final contra o Palmeiras, Carille deve ter um time ainda mais qualificado em mãos. Balbuena volta na vaga de Pedro Henrique e Romero, que perdeu a vaga de titular nas quartas de final, será opção mais conservadora para a equipe pelo lado do campo.

Com um time completo – Jadson ainda tem chance de voltar –, Carille levará a campo um time mais forte em 180 minutos.

O que qualifica o potencial para o Dérbi e traz maior obrigação ao Corinthians para um bom resultado dentro de casa. A decisão será em território palmeirense, dia 8 de abril.

Balbuena e Romero voltam ao time Corinthians para a final (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)



VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









4602 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

babuena tem que voltar para reforçar otimao


Deixa o Romero fora pelo amor de Deus...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade