11/5/2017 07:32

Análise: título não muda Corinthians, que chega solidário e organizado ao Brasileirão

Vitória de 2 a 1 sobre Universidad de Chile em Santiago mostra manutenção das características que renderam ao Timão a conquista do Paulista; quando relaxou, time passou apuros

Análise: título não muda Corinthians, que chega solidário e organizado ao Brasileirão
Lance do segundo gol: Jô sai, e Rodriguinho e Jadson são inteligentes para ocupar espaço aberto pelo centroavante (Foto: GloboEsporte.com)


Ser campeão paulista não mudou o Corinthians. No primeiro jogo depois do título estadual, o Timão manteve as qualidades que resultaram na conquista regional no domingo: organização tática, ocupação de espaços e solidariedade entre os atletas. A vitória de 2 a 1 sobre a Universidad de Chile, em Santiago, nesta quarta-feira, apresentou uma equipe pronta para iniciar no sábado, contra a Chapecoense, uma boa caminhada no Brasileirão.

A ausência de Fagner, suspenso, motivou Fábio Carille a mexer na distribuição da equipe. Ele colocou Romero pela direita e deslocou Jadson para a esquerda na trinca de meias mais avançados. Com isso, elegeu o paraguaio como parceiro de Léo Príncipe na marcação ao flanco canhoto dos chilenos – especialmente Beausejour. E deu certo.

Sem a bola, o Corinthians foi extremamente solidário. Marcou em duas linhas de quatro quase o tempo todo – com Romero e Jadson se juntando a Gabriel e Maycon para formar uma primeira base de proteção a Cássio. Eles forçaram os adversários a errar muito. Foram 25 desarmes corintianos na partida – mais do que o dobro da Universidad de Chile.

Ofensivamente, o Timão também manteve seus pontos fortes. Jô saiu da área o tempo todo – móvel ao extremo. Rodriguinho, mais liberado de funções defensivas, flutuou para comandar a criação do time – enquanto Jadson e Romero agrediam pelas pontas, eventualmente auxiliados por Maycon.

O centroavante foi fundamental nos dois gols. No primeiro, atacou a bola em lançamento de Cássio (como acontecera no primeiro gol da vitória de 3 a 0 sobre a Ponte Preta em Campinas) e confundiu seu marcador – assim, a bola chegou até Rodriguinho, que usou sua qualidade técnica para vencer dois defensores, avançar com a bola e alcançar a rede; no segundo, novamente saiu da área, tabelou com Rodriguinho e logo se tornou novamente ativo para, no rebote, deixar Jadson na cara do gol.

É importante destacar, como mostra a imagem acima, a inteligência de Rodriguinho e Jadson para ocupar o espaço deixado por Jô – e a desarrumação defensiva que ele causa.

Mas nem tudo foram flores. Depois de abrir 2 a 0, o Corinthians teve alguns momentos de relaxamento defensivo. Isso aconteceu especialmente no lado esquerdo de defesa. Jadson, provavelmente por cansaço, encurtou seu espaço de marcação. Deixou de acompanhar as investidas chilenas até a beira da área.

E isso contribuiu no gol da Universidad de Chile. Jadson, distante da jogada, viu o cruzamento sair da direita e ir para o outro lado. E seguiu longe em novo cruzamento – que encontrou a conclusão de Mora. Quando a bola foi alçada na área para a finalização fatal, Romero também não estava presente.

É natural: distrações acontecem. Jadson e Romero foram combativos durante quase todo o jogo – muito fiéis aos pedidos de Carille. Mas não deixa de ser interessante observar que pequenos deslizes podem custar caro a um time tão dependente de comprometimento, solidariedade e atenção.

E aí está a grande questão do Corinthians para o Brasileiro: será possível seguir assim o tempo todo? Será possível manter a corda esticada em uma competição tão longa?

Se sim, o Corinthians fará um grande campeonato; caso contrário, estará fadado a ser coadjuvante para equipes com elencos melhores e maiores.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









28527 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

muito mal fomos campeao i ja vai comersar o desmanche balbuena i arana p a europa i pablo para os rivais assim nao dar.

Os brasileiros estão babando com o TIMÃO

vamos timão sê campeão brasileiro

Vamos lá timão fazer um bom brasileirão, vamos aproveitar à boa fase, aproveitar o embalo.

concordo em um ponto e acredito que a nação tbm, o time titular do corinthians eh otimo, mas os reservas sao fracos, paulo roberto nao substitui o gabriel a altura, nem kazim a jo, nem clayton a romero, pedro henrique a pablo.... e por ai vai, campeonato brasileiro eh muito longo, lesões, cartões... serão inevitáveis, nao vai dar pra jogar o time titular sempre. precisamos de reforços consistentes para o brasileirão.

agora nós temos a dupla de novo

rodri-jadson.... o time tá jogando muito. parabéns timao

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade