14/5/2016 11:34

O Brasileirão voltou: oito perguntas para a primeira rodada do campeonato

Cariocas sem estádio, Palmeiras com overdose de treinos, Grêmio e Corinthians tentando se animar, Inter e Santa em festa: questões para a largada do Nacional

O Brasileirão voltou: oito perguntas para a primeira rodada do campeonato

O retorno do Campeonato Brasileiro traz a reboque uma série de questionamentos – tão comuns em largadas de competições. Começarão a ser sentidos os reflexos do que aconteceu nestes primeiros cinco meses de 2016: sucessos e derrotas, avanços e retrocessos, permanências e mudanças. Há uma série de perguntas em pauta: a reação dos cariocas à ausência de Maracanã e Engenhão; a recuperação de Corinthians e Grêmio após a queda na Libertadores – e a influência do torneio em Atlético-MG e São Paulo; a força do Santa Cruz no retorno à elite.

Tem respostas? Então deixe seus pitacos na caixa de comentários.

Atlético-MG e São Paulo serão prejudicados pela Libertadores?

Avançar na Libertadores tem um preço a ser pago no Brasileirão. Atlético-MG e São Paulo viverão isso na pele. A primeira rodada do Nacional está cravada entre os dois encontros pelas quartas de final do torneio continental. Resultado: ambos deverão estrear com reservas no Brasileiro – o Galo recebe o Santos, o Tricolor visita o Botafogo. Da dupla, o time que passar seguirá focado na Libertadores (cujas fases finais só serão disputadas depois da Copa América), e o eliminado precisará juntar os cacos e se reconstruir imediatamente.

Como será a largada dos cariocas sem Maracanã e Engenhão?


Raulino de Oliveira receberá jogos (André Durão)


O calcanhar de Aquiles de Flamengo, Fluminense e Botafogo neste Brasileirão será a ausência, durante boa parte do campeonato, de Maracanã e Engenhão. Eles terão que se desdobrar para transformar outros estádios em suas casas. Fla e Bota já começarão a viver essa realidade na primeira rodada, ambos jogando no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (contra Sport e São Paulo, respectivamente). Não é o cenário ideal, claro: muda o campo, há deslocamento, o acesso da torcida é dificultado. Será que eles lidarão bem com isso?

O Atlético-PR começará a se consolidar como principal candidato a surpresa?

Pouca gente colocará o Atlético-PR como concorrente aos primeiros postos da tabela. Mas ele talvez seja o principal candidato a surpreender – e pode começar a mostrar isso na estreia, fora de casa, contra o Palmeiras. Tem uma espinha dorsal sólida, com jogadores como Weverton, Otávio e Walter, e mostrou força nos primeiros meses do ano (apesar de ter oscilado bastante), indo à final da Primeira Liga e engolindo o Coritiba na decisão do Paranaense, com duas vitórias (3 a 0 em casa e 2 a 0 fora). Além disso, conta com um diferencial: o gramado artificial da Arena da Baixada (que os adversários podem estranhar).

Corinthians e Grêmio terão ânimo e futebol recuperados depois da eliminação dupla na Libertadores?

Tite tenta fazer o Corinthians render mais (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)


O atual campeão brasileiro estreia no campeonato em jogo duro contra o Grêmio, com quem dividiu dores parecidas na Libertadores. Ambos foram eliminados nas oitavas de final do torneio continental – o Tricolor, em duas derrotas para o Rosario Central, da Argentina; o Timão, em dois empates com o Nacional, do Uruguai. A queda deixou dúvidas nas duas equipes. Os paulistas tentam provar que acertaram nas contratações - e que Tite saberá usá-las melhor do que fez até agora. E os gaúchos buscam recuperar o encaixe perdido na passagem de 2015 para 2016 (e, de quebra, estancar os repetidos problemas defensivos). O jogo de domingo, na Arena Corinthians, poderá indicar quem cicatrizou melhor suas feridas.

O Santa Cruz, no retorno à Série A, já mostrará força para se manter?

A volta do Santa Cruz à elite brasileira é uma das principais curiosidades da primeira rodada. E como o clube reagirá? A tendência é de que se saia bem. Há sinais bem claros de que sua presença na primeira divisão não é ocasional. No primeiro semestre, ganhou a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano, consolidando a boa campanha que fizera na Série B do ano passado. Tem uma torcida ensandecida e uma grande referência ofensiva – Grafite. Estreia contra o Vitória, campeão baiano, em interessante duelo nordestino.

Os três atacantes de Muricy no Flamengo começarão a mostrar que podem resistir à dureza do campeonato?

Muricy Ramalho ensaiou um Flamengo bastante ofensivo no começo deste ano. E agora precisará ver se a estratégia resistirá a um campeonato mais complicado. A tendência é de que ele comece o Brasileiro assim: com Guerrero acompanhado por dois atacantes ao seu lado (mesmo que eles tenham compromisso de fazer o elo com os apoiadores vindos de trás). O treinador experimentou, na preparação para a estreia, a equipe com Sheik e Everton avançados – mas Marcelo Cirino e Fernandinho vinham jogando e estão à disposição. Deles, Everton é quem mais capacidade de recomposição defensiva. A proposta de jogo contraria o histórico de Muricy, habituado a calçar suas conquistas em equipes bastante sólidas defensivamente. Cuéllar, Willian Arão e Mancuello não ficarão sobrecarregados? A resposta começa a ser dada neste sábado, contra o Sport, em Volta Redonda.

A gurizada do Inter será capaz de lidar com o clima de festa no Beira-Rio?

O Inter começará o Brasileirão em festa. No primeiro jogo depois do hexacampeonato gaúcho, o torcedor que for ao Beira-Rio no jogo contra a Chapecoense receberá uma faixa de brinde – complementando a celebração do sábado, com convite para os colorados acessarem o estádio e apoiarem os jogadores no treino. Além disso, a partida servirá como despedida para o goleiro Alisson – negociado com o Roma, da Itália. Mas é preciso lembrar algumas questões: o jogo vale três pontos, há um adversário do outro lado (também campeão estadual) e o Inter tem um time bastante jovem, em tese mais suscetível a ser influenciado por um ambiente exageradamente festivo. O time de Argel saberá separar as coisas?

As três semanas de treinos do Palmeiras terão reflexo em campo?

Há males que vêm para o bem, podem pensar os torcedores do Palmeiras. As eliminações precoces na Libertadores e no Campeonato Paulista deram ao técnico Cuca três semanas de treinamentos preparatórios para o Brasileirão. Com um elenco numeroso e em mutação, o período pode ser fundamental. O treinador tentou aproveitar ao máximo, experimentando muitas variações táticas. A utilidade dos testes talvez possa ser vista neste sábado, em jogo duro contra o Atlético-PR. Terá Cuca montado um time capaz de ser campeão?




VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3417 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade