O Corinthians divulgou uma nota de pesar por Wlamir Marques, lenda do basquete e que morreu nesta terça-feira aos 87 anos. Wlamir Marques dá nome ao ginásio do clube, localizado no Parque São Jorge, e que recebe partidas profissionais de basquete e futsal, por exemplo.
O Parque São Jorge, sede social do Timão, receberá nesta quarta-feira (19), o velório de Wlamir Marques, uma das maiores lendas do basquete brasileiro, que nos deixou nesta terça-feira (18), aos 87 anos. O ginásio, aliás, receberá o velório do "Diabo Loiro" nesta quarta-feira, entre 13h30 e 17h30. A cerimônia será aberta ao público após contato do clube com a família do ex-jogador. Os não-sócios do Timão terão acesso ao clube por intermédio do portão 4, localizado ao lado da loja oficial.
Na nota, o Corinthians relembra as conquistas de Wlamir nas quadras, como o bicampeonato mundial pelo Brasil (1959 e 1963) e os 18 títulos com a camisa alvinegra. Além de dar o nome ao ginásio, Wlamir virou busto na sede social do clube em 2023. Foi a primeira homenagem do tipo a um atleta de basquete que passou pelo Corinthians.
Wlamir Marques estava internado no Hospital Santa Magiore, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada.
O Sport Club Corinthians Paulista lamenta com pesar a morte de Wlamir Marques, um dos seus maiores ídolos da história do basquete do Clube, aos 87 anos, nesta terça-feira (18). O “Diabo Loiro”, apelido que ganhou durante suas passagens pela Seleção Brasileira, onde conquistou dois títulos mundiais, chegou ao Corinthians em 1962, no auge da sua performance, onde conquistou 18 títulos pelo Alvinegro (três sul-americanos, três brasileiros, cinco paulistas e sete paulistanos).
Após se aposentar das quadras, Wlamir voltou ao Corinthians, onde foi técnico com passagens tanto na equipe Masculina, quanto a Feminina. Suas conquistas pelo Timão renderam outras homenagens históricas. Em 2016, o ginásio principal do Parque São Jorge foi batizado como Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques e neste seu mesmo local, em 2023, Wlamir foi eternizado pelo Corinthians, ao ter seu busto inaugurado no espaço, o primeiro busto de um atleta de basquete na história do Clube. Ainda em 2023, Wlamir Marques recebeu mais uma honraria: entrou para o Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).
O Corinthians se une à família, amigos e fãs neste momento de luto no esporte brasileiro.



LEMBRA DELE? Ex-Corinthians vive luta contra as drogas após aposentadoria
Caixa se manifesta e garante regularidade no financiamento da Neo Química Arena
Time Europeu anuncia contratação por empréstimo de atacante do Corinthians
RETORNO NO ATAQUE! Corinthians ganha reforço e atacante se aproxima do retorno aos gramados
BIDON SAI POR 150 MILHÕES? Corinthians acelera negociação do meia e pede alto pra equlibrar as contas
ESCÂNDALO INTERNO: Promotor revela que Neo Química Arena pode estar 100% quitada
250 MILHÕES IRREGULARES? Investigação pode revelar irregularidade astronômica na Arena Corinthians
BOMBA: Osmar Stabile estuda manobra política para concorrer a presidência do Corinthians
REVOLTANTE! Hostilização de garoto com camisa de Neymar gera repúdio da Gaviões da Fiel
TRANSFERBAN PREOCUPA! Crise financeira: Corinthians lida com dívida de 17 milhões com rival