19/4/2014 09:05
Mano busca primeiro título na elite após bi da Série B e liderança em 2010
Técnico do Corinthians conquistou a segunda divisão com Grêmio e Corinthians e deixou Timão na ponta do Brasileirão antes de aceitar treinar a seleção brasileira
Mano Menezes é bicampeão da Série B, mas ainda não tem o título da Série A em seu currículo (Foto: Marcos Ribolli)
Nelsinho Baptista, Vanderlei Luxemburgo, Oswaldo de Oliveira, Antônio Lopes e Tite. Foram esses os responsáveis por comandar as equipes campeãs do Brasileirão pelo Corinthians, em 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011, respectivamente. Mano Menezes, de volta ao clube nesta temporada, é candidato a entrar na seleta galeria.
Aos 51 anos, o treinador ainda não venceu o campeonato. Por duas oportunidades, no entanto, conquistou a Série B e, consequentemente, o acesso para a elite do futebol nacional. Ele ascendeu com o Grêmio, em 2005, e o próprio Corinthians, em 2008.
Seu melhor resultado na primeira divisão foi pelo Tricolor gaúcho, quando chegou em terceiro lugar em 2006, com 67 pontos conquistados - o São Paulo acabou campeão. No ano seguinte, ainda pelo Grêmio, terminou em sexto, com 58.
Já no Timão, após a Série B, fez campanha mediana em 2009, terminando em 10º com 52 pontos. No ano seguinte, deixou o clube na liderança após 11 rodadas para assumir a seleção brasileira. Com Adilson Batista e, posteriormente, Tite, o Timão teve chance de ser campeão até a última rodada, mas amargou a terceira posição, atrás do Cruzeiro e do campeão Fluminense.
Substituído por Felipão na Seleção, Mano iniciou a edição do ano passado pelo Flamengo, mas pediu demissão em setembro, com o clube na 15ª posição. De volta à disputa nacional pelo clube alvinegro, o técnico admite que tem o título brasileiro com objetivo para a sua carreira.
- Tenho gana de ter uns cinco ou seis (títulos do Brasileirão). É lógico que um técnico precisa ter vontade de ganhá-lo, é o principal torneio do país, ainda mais o técnico que dirige o Corinthians, que tem essa sede de vitórias - analisou.
O Timão estreia no Brasileirão neste domingo, às 16h, contra o Atlético-MG, em Uberlândia.
VEJA TAMBÉM
- SEM ESPAÇO? Segundo colunista, Paul Pogba vinha em declínio na sua carreira
- ELE FICA! Corinthians estende contrato de André Carrillo até 2026
- A FIEL É DIFERENTE! Vaquinha da Arena do Corinthians atinge R$30 milhões
4599 visitas - Fonte: Globo Esporte
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas