25/3/2014 08:49
Com Mano Menezes, Romarinho é menos marcador e mais 'matador'
Romarinho voltou à boa fase no Corinthians. Depois de fazer o gol histórico em La Bombonera, pela Libertadores 2012, e se tornar o "talismã" do alvinegro contra o Palmeiras, o atacante caiu em desgraça com a torcida, criticado pelas péssimas atuações e a fama baladeiro. Em 2014, no entanto, ele reencontrou o bom futebol e já é o artilheiro do clube na temporada.
Nas mãos de Mano Menezes, Romarinho mudou seu jeito de jogar e se tornou muito mais decisivo para o time. Parte desta melhora se deve à nova postura fora de campo - ele chegou a dizer à rádio Bandnews FM que tomou uma "dura" da mãe - mas os números mostram que não é só isso.
As obrigações defensivas do atacante são bem menores com o novo treinador do que eram com Tite. Depois que assumiu a titularidade, por causa da saída de Jorge Henrique, o ex-jogador do Bragantino teve de realizar a mesma função, acompanhando o lateral. No Paulista 2013, ele fez 29 desarmes. Neste ano, com mais liberdade, foram apenas 10.
Mesmo atuando aberto pela esquerda, como no ano passado, a presença de Romarinho dentro da área é bem maior, e a quantidade de finalizações mostra isso. No Brasileiro da última temporada, ele atuou 37 vezes e finalizou 50. Nos 15 jogos do Paulista, menos da metade da Série A, foram 33. O número é mais expressivo ainda se comparado ao último estadual, quando foram apenas 16 chutes ao gol.
Ao marcar na estreia do Corinthians no ano, contra a Portuguesa, o atacante quebrou um jejum de quatro meses sem ir às redes. Em todo o ano de 2013, ele teve apenas seis gols anotados. Este ano, já são oito. E os três anotados na partida contra o Atlético Sorocaba fizeram Romarinho igualar uma marca digna dos melhores atacantes da história recente do Corinthians.
O último jogador a fazer três gols em um único jogo pelo clube foi Liédson, na goleado por 5 a 0 diante do Rio Claro em 2011. Antes disso, o próprio Levezinho havia atingido a marca numa goleada, de novo por 5 a 0, contra o São Paulo. O ex-craque Ronaldo Fenômeno e o argentino Tevez também conseguiram o "hat-trick". O primeiro em 2009, numa partida com o Fluminense, pelo Brasileiro, e o segundo em 2005, no histórico 7 a 1 sobre o Santos.
Romarinho ainda está longe ser um goleador, mas, se continuar nesta toada, pode ao menos suprir a ausência do centroavante Guerrero e rivalizar com a sensação do momento, o jovem Luciano, que tem seis gols em seis jogos pelo clube.
VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia Adiffem e vence a primeira na Libertadores Feminina
- Memphis ganha elogios após estreia como titular
- Yuri Alberto alcança temporada mais artilheira da carreira no Corinthians
4596 visitas - Fonte: ESPN.com.br
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas