Recentemente, a rivalidade entre Palmeiras e Corinthians nas categorias de base do futebol brasileiro ganhou um novo capítulo. O Palmeiras, atuando sob a coordenação de João Paulo Sampaio, tem aproveitado a situação do rival, que foi excluído do Movimento dos Clubes Formadores (MCF), para incorporar jovens talentos oriundos do Parque São Jorge. Essas movimentações levaram a críticas intensas por parte do Corinthians, que se sente alvo de retaliações após ter contratado um jogador da base palmeirense em 2025.
As tensões aumentaram na medida em que o Palmeiras acusou o Corinthians de aliciamento, alegando que um atleta de 14 anos, cuja identidade permanece em sigilo, foi "roubado" das suas categorias de base. Para corroborar sua posição, o Verdão formalizou a denúncia junto ao MCF, afirmando que não tinha interesse em negociar o jovem jogador. Essa queixa resultou na exclusão do Corinthians do Movimento, onde ele não pode mais participar de competições não oficiais nas categorias de base.
Esse afastamento trouxe penalidades severas ao Timão, que agora só pode disputar torneios organizados pela Federação Paulista de Futebol e pela Confederação Brasileira de Futebol, como se a exclusão não bastasse, o Palmeiras se sente à vontade para tentar aliciar atletas das categorias de base do rival. A direção do Corinthians, sob a nova gestão de Osmar Stabile, admite erros na condução do caso e busca uma resolução, propondo até a devolução do atleta em questão ou o pagamento de multa.
Entretanto, a versão do Corinthians contrasta com a do Palmeiras. Os alviverdes alegam que apresentaram várias propostas de resolução, todas rejeitadas pelo Timão. João Paulo, coordenador da base do Palmeiras, manifesta seu descontentamento com a postura da equipe rival, afirmando que não hesitará em continuar a busca por talentos na base do Corinthians.
O MCF, criado em 2012, tem como missão regular as relações entre os clubes e estabelecer diretrizes que evitem o aliciamento de jovens promessas. Atualmente, o Movimento está sob a presidência de Augusto Oliveira, que manifesta a esperança de que ambos os clubes possam encontrar um entendimento. Com a atual situação, o Corinthians está buscando soluções, já que o retorno ao MCF é possível se o clube resolver a questão envolvendo o jogador pivô da polêmica, o que poderá facilitar um novo acordo.



Inacreditável: Proposta de R$ 250 milhões ao Timão é retirada após vazamento
Corinthians avalia a contratação de um novo centroavante
Corinthians x Bragantino; Saiba onde assistir!
GOOOOOOOOOOOOOOOL! CORINTHIANS ABRE O PLACAR NA ARENA!
São Bernardo x Corinthians; Saiba onde assistir
São Bernardo e Corinthians: Saiba onde assistir ao confronto imperdível do Paulistão
Provável escalação! Dorival conta com retorno de titulares mas mantém dúvida no meio
Craque lesionado! Corinthians vence e domina o Bragantino mas lesão de craque causa preocupação!