A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou, no dia 24, que o Corinthians deverá pagar aproximadamente R$ 45 milhões ao jogador Matías Rojas. O clube havia recorrido a essa instância final depois de já ter sido condenado pela Fifa no ano anterior.
Matías Rojas, um meio-campista paraguaio, processou a Fifa alegando atraso no recebimento de direitos de imagem após rescindir seu contrato com o Corinthians no último ano. Atualmente, o atleta está defendendo as cores do Portland, time dos Estados Unidos.
O Corinthians tem um prazo de 45 dias para resolver essa pendência. Caso contrário, o clube pode incorrer em mais um transfer ban imposto pela Fifa, especialmente considerando que já enfrenta restrições para registrar novos atletas devido a uma dívida com o Santos Laguna referente ao zagueiro equatoriano Félix Torres.
Com a ameaça de uma nova punição, a possibilidade de perda de pontos no Campeonato Brasileiro também se torna uma realidade para o Corinthians. Segundo informações do portal ‘ge.globo’, essa situação é plausível, mas a perda de pontos não aconteceria automaticamente. O clube teria a chance de negociar os pagamentos antes de enfrentar essa sanção.
Caso a inadimplência persista, o credor pode acionar a Fifa, que poderá determinar a perda de pontos. Um exemplo citado foi o Cruzeiro, que teve seis pontos descontados na Série B de 2021 devido a situações semelhantes.
Em situações mais drásticas, o rebaixamento do clube poderia ser considerado se as dívidas não forem solucionadas. Para que isso ocorra, o credor precisaria solicitar à Fifa a medida contra o clube devedor. O Corinthians tem até duas janelas de transferências para quitar a dívida referente a Félix Torres e três janelas para resolver a pendência com Matías Rojas.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto