Após se despedir dos gramados, o ex-zagueiro Gil fez uma retrospectiva sobre sua carreira, destacando sua passagem pelo Corinthians. O atleta, que se tornou campeão pelo clube paulista, recordou a campanha da Copa do Brasil de 2022, marcada pela batalha final contra o Flamengo. Comandados pelo técnico português Vítor Pereira, os corintianos empataram o jogo de ida em Itaquera, enquanto a partida de volta no Maracanã terminou em 1 a 1, levando a decisão para os pênaltis, onde o Rubro-Negro levou a melhor.
Em entrevista ao podcast Podpah, Gil revelou detalhes dos bastidores daquela final e de sua conversa com Vítor Pereira sobre ajustes táticos que poderiam ter impactado o resultado. A discussão envolveu um pedido direto do zagueiro para que o treinador mantivesse o esquema original da equipe. “Eu, ele (Renato Augusto) e o Balbuena pedimos ao Vitor: 'Por favor, não mude o sistema, a gente tem chance de ganhar. Porr*, não vamos mudar o sistema'. Ele queria jogar com três zagueiros, né? Falei: 'Não, Vitor, deixa! Fica tranquilo. Eu marco o Pedro, fica tranquilo'. Aí ele colocou os três zagueiros e, com cinco minutos de jogo, 1 a 0 Flamengo. Eu falei: 'Put* que pari*!'. No segundo tempo, voltamos ao esquema normal, empatamos e ainda tivemos chances de virar”, declarou o ex-jogador.
A trajetória de Gil no futebol é marcada por grandes conquistas. No Corinthians, ele disputou 437 jogos, fez 19 gols e contribuiu com 11 assistências, sendo parte fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 2015, da Recopa em 2013 e do Paulistão em 2018. Além disso, sua experiência no futebol chinês, jogando pelo Shandong, também foi significativa, com 134 partidas, 11 gols e quatro assistências. Antes de brilhar no Timão, Gil teve passagens pelo Cruzeiro, Valenciennes, na França, e Atlético-GO, onde acumulou números expressivos.
Seu último clube foi o Santos, onde foi contratado em dezembro de 2023, após uma temporada sem atuar, e assinou um contrato válido por um ano, com a possibilidade de renovação por mais 12 meses. Na equipe santista, Gil disputou 68 partidas e marcou um gol, conquistando o título da Série B do Campeonato Brasileiro e o vice-campeonato paulista em 2024.



BOMBA: Corinthians negocia com Caixa e mira naming rights como solução para dívida bilionária
Fortaleza x Corinthians: onde assistir
BOMBA: Corinthians recebe investidas da Europa por Gui Negão; Bologna faz oferta inicial
Rival desfalcado? Artilheiro do Brasileirão pode estar fora de decisão contra o Corinthians
GOOOOOOOOOOL! DO CORINTHIANS! RANIELE ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO TIMÃO!
DESFALQUE: Matheuzinho é baixa confirmada para o Corinthians na Arena Castelão
Naming rights e refinanciamento: Corinthians busca acordo com a Caixa para quitar a Arena
Corinthians e Criciúma se enfrentam na Copinha feminina; Saiba onde assistir o confronto