27/8/2025 11:00

Athletico e Corinthians: confrontos memoráveis na Copa do Brasil com destaque para Ronaldo

Athletico e Corinthians: confrontos memoráveis na Copa do Brasil com destaque para Ronaldo

A disputa entre Athletico e Corinthians na Copa do Brasil alcança um novo capítulo nesta quarta-feira (27), às 21h30 (de Brasília), na Arena da Baixada. Este será o quarto confronto histórico entre as duas equipes desde a criação da competição em 1989. Os duelos anteriores são marcados por exibições memoráveis e reviravoltas potencialmente decisivas, incluindo a notável contribuição de Ronaldo Fenômeno.

O primeiro embate ocorreu nas quartas de final de 1997. No jogo de ida, o Furacão saiu vitorioso com um 2 a 1 no Pacaembu, graças aos gols de Andrei e Nowak, enquanto Souza marcou para o Corinthians. Entretanto, a partida de volta no Pinheirão se transformou em um verdadeiro espetáculo, com o Corinthians tendo uma atuação avassaladora. Em apenas oito minutos do primeiro tempo, os alvinegros marcaram quatro gols, com Souza, Donizete e Mirandinha (duas vezes). Apesar de Oséas ter anotado para o Athletico, a goleada foi determinante, encerrando a partida em 6 a 2 e garantindo a classificação do Corinthians, que posteriormente seria eliminado pelo Grêmio na semifinal.

O segundo encontro aconteceu em 2001, novamente nas quartas de final da Copa do Brasil. Neste caso, o Athletico também se destacou, estando na final do Campeonato Paranaense ao mesmo tempo. O primeiro jogo terminou sem gols no Pacaembu, mas na volta, na Arena da Baixada, o Corinthians levou a melhor com um gol de Ewerthon, o que resultou na eliminação do Furacão. Apesar disso, o Athletico teve um ano positivo, conquistando o título estadual sob a direção de Flávio Lopes e o inédito Campeonato Brasileiro com Geninho ao comando.

O último confronto entre os dois times na Copa do Brasil ocorreu em 2009, nas oitavas de final. No jogo de ida, o Athletico se destacou com uma vantagem de 3 a 0, mas o Corinthians conseguiu reduzir a diferença com gols de Cristian e Dentinho. Na partida de volta no Pacaembu, Ronaldo Fenômeno brilhou, marcando um gol e convertendo um pênalti, levando o Corinthians à vitória e à eliminação do Furacão. Durante este torneio, o Corinthians avançou até a final, onde conquistou o título contra o Internacional, sob a direção de Mano Menezes, enquanto Ronaldo também deixou sua marca no Campeonato Paulista.

Ronaldo Fenômeno em ação durante as oitavas de final da Copa do Brasil contra o Athletico. Crédito: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians


VEJA TAMBÉM
- Fala, professor! Dorival lamenta campanha do Corinthians e destaca jovens antes da Copa do Brasil
- Lesões preocupam: Yuri Alberto e Garro viram dúvida no Corinthians para duelo no Mineirão
- Corinthians encerra sua participação no Brasileirão; Confira a classificação geral


495 visitas - Fonte: lance

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade