O Corinthians foi condenado pela Fifa, na última quinta-feira, a pagar R$ 40,4 milhões a Matías Rojas, que deixou o clube no fim de fevereiro devido ao não recebimento de valores referentes a direitos de imagem. Atualmente, o paraguaio defende o Inter Miami, nos Estados Unidos. A diretoria do Corinthians vai recorrer da decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS) e a estimativa é de que o caso seja resolvido só daqui a dois anos. Rojas pôde solicitar a rescisão por causa de uma cláusula inserida na novação do acordo, em janeiro, para pagamento dos valores atrasados. A cláusula em questão dava a Rojas a liberdade para deixar o Timão se o clube não cumprisse com o pagamento, mais uma vez. E, assim, aconteceu. O Corinthians parcelou a dívida de Rojas, mas já em fevereiro não pagou a segunda parcela. O jogador, então, acionou a cláusula e nunca mais apareceu no CT Joaquim Grava.
A Gazeta Esportiva apurou que, além da cláusula pertinente ao inadimplemento, nesta mesma novação da dívida, o Corinthians também aceitou uma cláusula de mitigação. Na prática, isso significa que Rojas ganhou a possibilidade de cobrar todos os valores do contrato dele com o Corinthians, tanto a dívida passada quanto o que ele ainda teria a receber até 2027. Além disso, por causa desta cláusula de mitigação, o Corinthians não vai poder usar o novo contrato de Rojas, feito com o Inter Miami, como argumento na Fifa para abatimento do valor daquilo que o Timão terá de pagar ao jogador. Essa é uma prática comum e costumeiramente aceita em processos semelhantes, porém, o Corinthians aceitou em não ter essa possibilidade.
O INÍCIO DE TUDO Na contratação de Matías Rojas, em 2023, o Corinthians combinou de pagar US$ 1,8 milhão ao jogador em três parcelas, não iguais, nos meses de julho, setembro e dezembro. O Corinthians sempre manteve o salário do meia em dia, daquilo que estava previsto em CLT, e chegou a pagar impostos das notas fiscais emitidas pelo atleta. As três parcelas, no entanto, não tiveram os depósitos feitos. O valor chegou a R$ 5 milhões e a promessa final da gestão comandada por Duilio Monteiro Alves foi de fazer o pagamento no dia 26 de dezembro, o que também não aconteceu. "Havia uma previsão de que o acordo original com a Brax depositasse o primeiro aporte na conta do Corinthians por volta de 20 de dezembro, o que nos permitiria quitar, dia 26 de dezembro, compromissos como o de Matías Rojas. Porém, o presidente Augusto Melo brecou o depósito da Brax, impedindo que isso ocorresse.
Vitória dos #FilhosDoTerrão Sub-15 pelo Paulistão! ?? O Timão é o líder do grupo 22 da competição com nove pontos em três jogos! ???? Fernandópolis 0 ?? 5 Corinthians ? João Bernini ? Lucca ? Renan ? Miller ? Kaue #CorinthiansNaBase #VaiCorinthians pic.twitter.com/hb2pVgBhez
— Corinthians (@Corinthians) June 29, 2024



Corinthians vai receber bolada milionária da Fifa por convocação de Memphis Depay para a Copa do Mundo
FORA DA DECISÃO! Corinthians perde principal jogador para duelo importante na Copa do Brasil
Lingard deixa o Timão em meio a questões familiares!
Corinthians avança negociação com patrocínio de plataforma de conteúdo adulto para quatro modalidades
LDU demonstra interesse em zagueiro do Corinthians e prepara proposta milionária!
Corinthians vence Palmeiras e elimina atual campeão da Copa do Brasil Feminina
Corinthians define teto salarial para renovar com Depay
Joia da base, Flora se despede do Corinthians após desgastes nos bastidores
Craque do Corinthians é anunciada como apresentadora de programa na Copa do Mundo!
Corinthians avalia volante ex-Chelsea e Milan