1/7/2022 13:42

Último título corintiano da Copa do Brasil aconteceu há exatos 13 anos

Timão foi campeão após empate por 2x2 na casa do adversário

Último título corintiano da Copa do Brasil aconteceu há exatos 13 anos
Há 13 anos, no dia 1º de julho de 2009, o Corinthians escreveu mais um importante capítulo na história do clube do Parque São Jorge. Com gols de Jorge Henrique e André Santos, o Timão empatou com o Internacional por 2 a 2, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre-RS, no jogo de volta da final da Copa do Brasil e conquistou o tricampeonato da competição (o Alvinegro também venceu as edições de 1995 e 2002).



A campanha

A campanha do terceiro título da história do Timão na Copa do Brasil – cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 10 confrontos – teve início na vitória por 2 a 0 contra o Itumbiara, em Goiás, marcado também por ser o jogo em que Ronaldo Fenômeno estreou com o manto alvinegro.

Depois, na segunda fase, mais uma vitória por 2 a 0, desta vez sobre o Misto-MS, em Campo Grande-MS. Nas oitavas, o Timão enfrentou o Atlético-PR. No primeiro jogo, o Alvinegro do Parque São Jorge perdeu por 3 a 2. No jogo da volta, no Pacaembu, a vitória por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo, sacramentou a vaga nas quartas de final.

Na fase seguinte, a disputa foi contra o Fluminense. No primeiro jogo, no Pacaembu, Dentinho marcou e garantiu a vitória do Corinthians por 1 a 0. No segundo jogo, no Maracanã um empate por 2 a 2 garantiu o Timão nas semifinais.

O Corinthians, então, enfrentou o Vasco e ficou no empate nos dois jogos. No primeiro, 0 a 0 no Pacaembu e na volta, fora de casa, empate por 1 a 1 e classificação pelo critério do gol fora. Antes da decisão em Porto Alegre, o Timão venceu o primeiro jogo por 2 a 0, no Pacaembu – gols de Jorge Henrique e Ronaldo.

O jogo

No jogo da volta, mais de 50 mil pessoas estavam no estádio do Beira-Rio. O time, comandado por Mano Menezes, foi a campo com Felipe; Alessandro, Chicão, William e André Santos; Cristian, Elias, Douglas, Jorge-Henrique, Ronaldo e Dentinho. Durante o jogo Cristian, André Santos e Dentinho foram substituídos para entradas de Boquita, Diego Sacoman e Jean, respectivamente.

Nos primeiros minutos, em desvantagem, o adversário veio para cima do Corinthians, que apostou nos contra-ataques. O Timão começou a levar perigo aos 15 minutos. Elias tocou para Jorge Henrique balançar as redes mas o bandeira assinalou impedimento.

Logo depois, aos 20, André Santos cruzou com perfeição para Jorge Henrique, que subiu mais do que a marcação e desviou de cabeça, no canto, sem nenhuma chance de defesa para o goleiro adversário. O segundo gol do Timão veio logo depois. Em boa troca de passes com velocidade, o Corinthians envolveu a defesa adversária e colocou a bola na rede com André Santos.

Aos 28 min, o lateral chutou no alto e fez 2 a 0. No segundo tempo, o Alvinegro administrava a vitória até os 26 minutos. Alecsandro recebeu livre, na cara do gol, e deu um leve toque na saída de Felipe.

Aos 30 minutos, o Inter chegou ao gol de empate. Nervoso, sem D´Alessandro, expulso, e precisando de três gols, o Internacional não teve forças e o Corinthians segurou bem o jogo, esperando o final da partida.

No apito final, o Corinthians conquistou seu terceiro título de Copa do Brasil e o segundo em 2009 (naquele ano, venceu também o Paulistão), garantindo a vaga para disputar a Libertadores no ano do Centenário.



Corinthians, 2022, Copa do Brasil 2009


VEJA TAMBÉM
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG
- Veja a provável escalação do Timão para o jogo de hoje









2730 visitas - Fonte: corinthians.com.br

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade