Há exatos 12 anos, um dos ídolos da história recente do Corinthians marcava o seu primeiro gol com o manto alvinegro. O zagueiro Chicão, que marcaria seu nome na história do clube anos depois, contribuiu para a vitória sobre o CRB por 3 a 2 na partida inaugural da equipe na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B em 2008.
Chicão havia sido uma das contratações da equipe para o ano de renascimento – que incluía a disputa da segunda divisão nacional pela primeira vez em sua história. Ele chegou ao time vindo do Figueirense e utilizava a camisa 3, atuando como zagueiro ao lado de William – outro atleta recém chegado – a pedido do técnico Mano Menezes.
Com um público de mais de 34 mil pessoas, Mano escalou o Coringão para a estreia na Série B com: Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William, André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Douglas; Lulinha, Dentinho e Herrera. Entraram no jogo ainda o volante Perdigão, o lateral Alessandro e o atacante Acosta.
Dentro de campo, o Timão começou levando um susto logo no primeiro minuto, ao sofrer um gol de cabeça de Marcio em jogada ensaiada do time alagoano. Mas a resposta veio menos de dois minutos depois, com o atacante Herrera completando de cabeça um cruzamento na área e abrindo o placar para o Timão.
O gol da virada do Timão também veio na primeira etapa: acostumado a cobrar faltas, Chicão inverteu a ordem das coisas e completou cobrança de falta de Lulinha na segunda trave aos 27 minutos, fazendo 2 a 1 e balançando a rede com o manto alvinegro pela primeira vez.
O Timão ainda faria o seu terceiro gol com novamente com Herrera, aos 25 do segundo tempo, e o CRB diminuiria aos 43, com Helder, dando números finais ao confronto. E Chicão marcaria outros 41 gols com a camisa do Corinthians em 247 jogos, disputados até a sua saída do clube, em 2013.
Chicão, Corinthians, História, Timão, Futebol