21/2/2020 09:02

Ralf quebra silêncio, admite jogar por rival do Corinthians e diz que foi tratado como

Volante fala pela primeira vez sobre a saída do Timão, não esconde chateação com Tiago Nunes e diz que esperava ligação de Andrés Sanchez e Duílio:

Ralf quebra silêncio, admite jogar por rival do Corinthians e diz que foi tratado como
Foto: Marcelo Braga

Talvez pela força do hábito, Ralf segue dizendo que foi "muito feliz aqui", que "tem uma história aqui" e que "conquistou tudo o que tem através daqui". Embora, para ele, o Corinthians não seja mais o "aqui".
Afastado do elenco junto do meia Jadson em janeiro, num dos primeiros atos da era Tiago Nunes, o volante de 35 anos recebeu o GloboEsporte.com no prédio onde mora, em São Paulo, e falou pela primeira vez sobre o fim de sua segunda passagem pelo clube. Algo que ele ainda não digeriu.



LEIA TAMBÉM: O que pesa a favor e contra na disputa entre Piton e Sidcley no Corinthians


– A gratidão não foi do jeito que eu esperava – admite o jogador, que rescindiu seu contrato há um mês e, por enquanto, ainda não tem novo clube.
Com oito títulos, dez gols marcados e 437 partidas disputadas, Ralf superou Marcelinho Carioca em número de jogos ainda no ano passado e hoje ocupa o posto de 14º jogador com mais partidas na história do clube. Números que não se apagam. Mas que, para Ralf, foram tratados sem o carinho merecido.

A ligação inesperada
Era noite de domingo, 5 de janeiro. Ralf recebeu uma ligação do gerente de futebol Vilson Menezes e ouviu que não precisaria se reapresentar das férias na segunda-feira. Por estar fora dos planos de Tiago Nunes, ele voltaria apenas dois dias depois para treinar separado.


– Desliguei e fiquei pensando. Chateado e pensando. Não me preparei, não me prepararam. Se me avisam antes, um mês antes...O treinador já estava há dois meses acertado com o clube e sabia com quem poderia contar. Podia me falar: "Você não está nos planos". Beleza. Mas assim? "Amanhã você não vai se reapresentar". Não me deram oportunidade de nada, ele não me conhece. Mas respeito o treinador, a opinião dele. Não quer contar com o Ralf? Beleza. Mas eu tenho uma história no clube, não é assim. A gente entende a filosofia de trabalho, mas não era para me tratar como se eu fosse qualquer um.

A diretoria do Corinthians se defende dizendo que, ainda em novembro, havia avisado aos empresários de Ralf que ele não estava nos planos do treinador. André Costa e Alisson Garcia, que representam o jogador, achavam que o volante poderia reverter a situação durante os treinos e não avisaram Ralf sobre a manifestação inicial da diretoria. O contrato era até 31 de dezembro e, para eles, seria cumprido.

– Ele foi comunicado (um dos agentes), mas a mim diretamente não foi passado isso, me pegou de surpresa. O que falaram era que o treinador tinha a filosofia dele e que o Ralf não estava nos planos. Mas não foi falado para mim diretamente. Uma coisa é falar para o meu agente, mas o profissional sou eu.

Contratado pela primeira vez em 2009, após se destacar no Barueri, Ralf fez 352 jogos até sair em 2016. Recontratado em 2018, disputou mais 85 partidas. Com tanto tempo de casa, esperava uma conversa mais franca e sincera do diretor de futebol Duílio Monteiro Alves e do presidente Andrés Sanchez.

–Eu esperava essa ligação no dia da reapresentação, de serem honestos comigo, falarem diretamente comigo, como homem. Hoje já não espero essa ligação – disse Ralf, que não pisou no CT em 2020.

E o futuro?
Com passagem pela China de 2016 a 2017, quando atuou pelo Beijing Guoan, Ralf teve sondagens do futebol do país antes da crise do coronavírus. Procurado por clubes de outros países, viu as principais janelas de transferência fecharem e, hoje, a chance maior é de jogar o Brasileirão por outra equipe.

Ele não descarta nem São Paulo, nem Palmeiras, nem Santos...

– Todo mundo sabe da minha gratidão pelo clube. O Corinthians é minha vida, mas hoje eu sou um profissional, estou aberto ao que aparecer, independentemente de ser rival ou não e do rótulo que tenho no Corinthians, só penso na minha carreira. Tenho tido consultas, estou aberto a tudo o que vier e não teria problema algum – garantiu o jogador campeão da Libertadores e do Mundial de 2012.

Na visão de Ralf, depois de tudo o que viveu, o torcedor do Corinthians perdoaria a sua ida a um rival.

– Pela forma como saí, hoje acho que entenderiam. Se fosse de outra forma, não entenderiam. Mas da forma como foi... Não que fui chutado, mas da forma como eu saí. O pessoal veria a parcela que eu contribuí, veria que sou um eterno grato ao Corinthians, mas entenderia o meu profissionalismo.

Tem chegado propostas para você?

– Tem do Brasil e tem de fora, a gente está estudando. Estou num momento em que, graças a Deus, não é o financeiro, a gente tem que estudar bem, até porque daqui dois ou três anos eu posso encerrar a carreira e preciso estar bem estruturado. Penso em mim, na minha família, em quem depende de mim.

Joga mais quantos anos?

– É difícil essa pergunta, é como falo sempre com meus amigos e família: eu não posso passar vergonha. A hora em que eu passar vergonha, tenho que pegar meu bonezinho e dizer: "Até logo, obrigado futebol". Mas pelo meu porte físico e dedicação, acho que jogo mais dois ou três anos.

No seu processo de saída, você ficou chateado com os dirigentes?

– Chateado eu fiquei um pouco, de verdade, me pegou de surpresa. Eu não estava esperando um telefonema num domingo à noite para não me reapresentar com o grupo na segunda-feira. Não vou falar que fiquei magoado, mas fiquei uns dois ou três dias chateado, sem entender. Eu até entendo o clube, o treinador, a filosofia nova, mas eles não agiram como eu agi com eles.

Faltou carinho com você?

– Carinho e gratidão. Tudo o que conquistei foi através do Corinthians, sou grato ao clube.

A diretoria disse que havia comunicado o seu agente em novembro. O grande problema foi ninguém falar diretamente com você?

– Sim, fiquei mais chateado por isso, não foi diretamente comigo. Eu tenho uma história aqui, eu tenho uma vida aqui. Não são dez dias, são dez anos. Serei grato para o resto da minha vida, mas não foi dirigido da forma certa como eu esperava. Podiam falar: "Ralf, você não segue nos planos, vai continuar treinando e na hora que surgir uma oportunidade, segue sua vida, obrigado". Mas não foi desta forma.

Até o ano passado você dizia que ia se aposentar no Corinthians. Nunca imaginou que isso poderia não acontecer?

– Não, eu tinha mais esse ano de contrato. E eles estão me pagando*. O treinador que não deu oportunidade de me conhecer. Ele conhece através de vídeos, da minha história, mas pessoalmente não me conhece. Estava no meu plano de carreira encerrar no Corinthians. Não sei o que Deus vai preparar, mas acho que ainda hoje tem essa possibilidade de encerrar lá. Não sei se em um ano, dois anos...Sou grato e tenho fé em Deus ainda de que poderei encerrar a carreira no Corinthians.


*Nota da Redação: no acordo de rescisão, Ralf abriu mão de alguns valores, mas receberá todo o salário que teria direito até dezembro. O clube, porém, vai parcelar o valor em 24 meses.

No ano passado você se envolveu num acidente de trânsito antes de um clássico. Acha que isso pode ter pesado contra a sua imagem de alguma forma?

– Não, cara, faz parte, acontece, poderia ser com qualquer um, eu não estava dirigindo, estava no carro, a repercussão é diferente por ter sido com o Ralf do Corinthians. Estou tranquilo quanto a isso, já foi tudo resolvido, tudo esclarecido, os depoimentos, as pessoas afetadas foram ressarcidas, acontece. Já foi esclarecido, não preciso provar nada para ninguém, todo mundo sabe da minha índole, do meu caráter.

É a primeira vez que você fala sobre esse tema. O que aconteceu naquela noite?

– Foi uma sexta-feira antes de um clássico (contra o São Paulo), tinha jogo no domingo, levei o carro para lavar e estava com amigos. A gente estava no carro, teve uma tentativa de assalto, ele acabou desgovernando e teve o acidente. A repercussão foi porque era o Ralf do Corinthians, mas já foi tudo mundo ressarcido, o senhor, a casa, está tudo certo, não teve vítima fatal nem grave. Não foi por maldade, não foi por querer, está tudo esclarecido.

Qual a maior lembrança que fica da sua passagem pelo Corinthians?

– Os títulos. Não sei se vai conquistar novamente, se vai ser daqui 10, 20 ou 50 anos. Mas você conquistar uma Libertadores e um Mundial, pela dimensão que tem, foi diferente. Fui feliz e ganhei títulos que o torcedor queria muito.

Olhando para esse Corinthians do Tiago Nunes, você acha que se encaixaria neste time?

– Creio que sim, independentemente da filosofia de trabalho do treinador. Ele está colocando uma cara nova no Corinthians, o Corinthians não é desta forma. Os títulos que conquistei foram com outra maneira de jogar. Ele vem com uma filosofia nova, diferente, a gente respeita, mas o Corinthians não é assim. Entendo que não é da noite para o dia que ele vai mudar o Corinthians, tem que dar tempo ao tempo, só que o torcedor não espera. Quer raça, vontade e vitória. Vivem muito do momento. A filosofia pode ser boa, mas vai demorar um certo tempo. Não sei se é daqui um mês, dois meses, três meses, não sei.

Acha então que ainda volta um dia?

– Fé em Deus, a gente vai trabalhar para isso. Hoje estou analisando, estudando propostas, mas tenho a intenção de voltar um dia para encerrar a carreira. Sou grato aqui.

Se você ligar a TV na Globo e estiver passando um jogo do Corinthians, vai assistir ou mudar o canal?

– Sempre fico na torcida, assisto, analiso, tenho amigos lá, muitos companheiros e sempre vou torcer por eles. Quero que o clube esteja bem. Vejo, acompanho, e fico orgulhoso de ter feito parte daquele grupo.




Corinthians, timão, alvinegro, Arena Cortinthians, CT Joaquim Grava, Parque ecológico do tietê , paulista, liberttadores, mundial, brasileiro, copa do brasil, Tiago Nunes, técnico,


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









17490 visitas - Fonte: CORINTHIANS OFICIAL

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Uma grande vergonha Corinthians fazer isso com Ralf

Egnaldo Braga     

Coloca o Gil e Bruno mesdes na vaga desse pedro enrique esse predro enrique não serve nem pra gandula condira ser titular do time do Corinthians

Egnaldo Braga     

O ralf vc e nosso idullo vc ganhou tudo com o corinthians vc ganhou mundial e libertadores agora chega esse técnica de bosta e q por mora com esse volante de bosta q e esse camacho i esse zagueiro rui q nem pra gandula serve pra joga no Corinthians e esse tal de predro enrique manda embora esse zagueiro e rui de mais e coloca o Bruno mendes na vaga dele

Naldo Lima     

Ralf vc joga muito ainda melhor que muitos manda essa diretoria de bosta incompetente presidente de merda tomarem no cu vc não precisa dar depoimento pelo que ja fez no Corinthians

Olga Olguita     

Por favor desconsiderem os dois comentarios anteriores. Essa diretoria esta brincando de futebol. Vender Ralf, Pedrinho, nao da pra acreditar. Nos corintianos de verdade, nso precisamos de inimigos, pois essa diretoria e nossa maior inimiga. Infelizmente futebol, hoje, principalmente na cabeça de voces e so dinheiro. Vamos pensar um pouquinho no futebol arte, no futebol de amor a camisa. Pensem um pouquinho nos jogafores, bso os tratem como meta mercadoria. Eles nao nem escravos e nem animais. Pensem tambem nos torcedores que sao os wue realmente dao lucro, porque gastam seu duafo dinheirinho para assistir os jogos e dao uma bela receita. Nao pensem so em voces. Espeto wue prevaleça o bom senso e nao vendam nem Ralf, nem Pedrinho.

Olga Olguita     

Estou continuando a escrever. Vender Ralf,Pedrinho

Olga Olguita     

Srs Diretores, vamos parar de brincar de futebol. Vender Ralf, Pedrinho

Edmilson Cezare     

Quando for falar em craque? Fala em Danilo esse sim nasceu pra jogar ni Corinthians...

Edmilson Cezare     

Esse ai já deu oq tinha que dá e outra ele não jogou no Corinthians de graça meu timão não é asilo e nem casa de repouso ok!

Miranda Cava     

Porque ele não fala quando largou o Timão e foi para China, isso isso ele não fala vai. T

Pior que nao cumprem o contrato todo e meses depois ja estao em outro clube, ex Fabio Santos que foi para o Cruz Azul e seis meses depois estava no Atlético mineiro , outro exemplo Rodriguinho , ficou 6 meses no Egito e voltou pro Cruzeiro, Ralf somos gratos.mais quem ama o clube sao seus torcedores , jogador ama dinheiro

Ralf , somos eternamente gratos, mais qdo chegam propostas , todos os jogadores saem pra ir atrás dos milhões oferecidos , e nao dao a mínima para o clube e seus torcedores

Devanil Souza     

FOI BOM AGORA É TARDE. COMEÇOU A SE ENVOLVER COM BRIGAS BEBIDAS.E OUTRAS COISITAS MAIS NÉ. ..PERDEU O RESPONDO DO TIME E DA TORCIDA. VALEU

Ivonete Santos     

Desculpa Ralf gosto muito e respeito o que fez pelo Corinthians. Mas e o que o Corinthians fez por você? Porem vc se esquece do que fez com Corinthians em 2016 né, que assinou um pre contrato,mas deixou o Clube falando. Voce nao se preocupou em saber se o clube precisaria ou não de você.Nao vi você também chegar na Diretoria e informar que recebeu uma proposta e que gostaria de sair.É muito fácil o jogador vir cobrar respeito e respaldo do time, quando esse mesmo jogador nao agiu com mesmo respeito e nem respaldo com o Clube na hora que recebeu a propsota da China né. Sua historia nunca será apagada nem esquecida. Mas tenha sensatez de admitir que voce também foi falho e cuspiu no prato que comeu em 2015/2016. Você saiu pelas porta dos fundos. Se quer um tchau foi dado ao clube , muito menos satisfação. Roberto de Andrade na época disse que ninguém procurou o clube, apenas era informado quando você e outros ja tinham assinados contrato com a China. Muito fácil e conveniente pra jogador só acusar o clube né, mas esquecem que quando recebem propostas que seja boa para vocês, não pensam no que o clube fez de bom por vocês. E ainda assim Corinthians trouxe você de volta, mesmo depois do pé na bunda que vc deu no clube. Então Ralf com todo respeito a sua pessoa , nao seja ingrato e reconheça que também pisou na bola con Clube. Problema é que muito jogador quer ser maior que o clube. Diferente da sua atitude foi Paulinho, que chorou quando foi vendido. Pois ele nao queria sair. Então parae de ficar falando do Corinthians e seja grato . Pq hoje você é o que é porque Corunthians te deu oportunidade. É una questao de um ajudar o outro. Foi bon enquanto durou.as rudo tem Começo - Meio e Fim. Sempre seremos grato a você. Mas não oficar difamando o Clube. Porque isso é ridículo, você sabe o que fez de erado também

Ralf é ídolo eterno e acho q ele seria muito útil no Corinthians msm nesse esquema ele é muito mais bola q Gabriel e q o Richard

Flavio Bazilius     

Ralf... Sinônimo de raça, onde vc for jogar, não importa pra que time, vou torcer sempre pra vc, não pro time que for jogar, sou seu fã...

Carlos Parafuso     

Eterno Ralf...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade