14/11/2019 12:45

COELHO OU GUARDIOLA? Suspensão de Gabriel pode fazer Coelho mexer as peças no ''tabuleiro tático'' do Timão

(Foto: Bruno Ulivieri/AGIF)



O Corinthians tem uma verdadeira decisão no domingo, contra o Internacional, a partir das 18h, em Itaquera. As duas equipes estão empatadas com 49 pontos e lutam por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América via Campeonato Brasileiro.



Apesar do ânimo renovado e dos bons resultados conquistados frente a Fortaleza e Palmeiras, Dyego Coelho tem problemas a resolver, e um deles deve mexer com a estrutura tática do time.

Gabriel está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos e Ralf, pelo visto nos treinamentos, deve voltar a ser titular. A alteração entre jogadores da mesma posição, porém, pode mexer com a lateral-esquerda.

Como tem jogado

Com bola nos pés, o Corinthians de Coelho se posiciona em uma espécie de 3-1-5-1. O lateral direito afunda na ponta, enquanto o lateral esquerdo recua para formar uma linha de três defensores. O primeiro volante faz o 'para-brisa' à frente da zaga e libera os demais para a aproximação ao centroavante.

Foi assim contra Fortaleza e Palmeiras, quando o Timão teve Michel, Danilo Avelar e Gabriel em campo.


O que mudaria

Com Ralf na vaga de Gabriel, o primeiro volante é quem deve se juntar aos zagueiros para formar o trio. A estatura (1,82m), o porte físico e a caraterística forte de marcação, sem tanta mobilidade e habilidade para sair jogando, tornam Ralf o jogador ideal para a função.

Com isso, o lateral esquerdo, no caso Danilo Avelar, deve ganhar mais liberdade, e obrigação, para se apresentar à frente, dar opção de passe aos seus companheiros no campo de ataque, assim como Michel já vem fazendo.

Esquema de Tiago Nunes

No Athletico-PR, Tiago Nunes costumava usar justamente o primeiro volante, ora Camacho ora Wellington, para descer à linha dos zagueiros nos momentos de posse de bola do Furacão.

Ou seja, liberar os dois laterais e usar o cabeça de área para essa função está mais próximo do que o técnico do Corinthians para 2020 gosta de fazer do que a maneira como Dyego Coelho fez nas rodadas passadas.

Aliás, o próprio Coelho, enquanto técnico do Sub-20 do Corinthians, também usou seu primeiro volante em diversos momentos para colocar em prática o tal 3-1-5-1. As características dos laterais no time principal e de Gabriel talvez tenham convencido o interino a realizar uma adaptação ao sistema.

Avelar prefere como está

Muito questionado por parte da torcida corintiana, Danilo Avelar entende que nessa nova função, mais recuado, pode render mais para a equipe. Inclusive, o jogador chegou a comentar sobre o assunto depois do empate com o Palmeiras.

"Sim, me sinto bem ali, pela minha estrutura física, dá um suporte mais defensivo, um porte mais europeu".

Nada confirmado

O Corinthians ainda tem mais três dias de treinamento e Coelho ainda não definiu os 11 titulares para domingo. Caso a tendência se confirme, apesar de Avelar ter se adaptado bem à linha composta por Manoel e Gil, o lateral terá de mostrar serviço também no ataque.



Outros problemas

Pedrinho, com a Seleção Sub-23, é outro desfalque certo. Mateus Vital é o substituto natural. Jadson e Sornoza correm por fora. A grande dúvida é Fagner, que ainda se recupera de uma lesão na coxa e até o treinamento desta quarta sequer havia pisado no gramado do CT. Caso não reúna condições, Michel será mantido. Cássio, recuperado de uma problema no quadril, volta no lugar e Walter após dois jogos.





Corinthians, Guardiola, Coelho, Timão




PALMEIRAS CAMPEÃO MUNDIAL? SÃO PAULO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL? PALPITES PARA O ANO DE 2020

LEIA TAMBÉM: Reforços contratados para 2020 já tem "a cara" que Tiago Nunes quer dar ao Corinthians; confira

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, vale a pena o grande investimento para contratar Rony?

LEIA TAMBÉM: Rony no Corinthians? Confira o que está impedindo a negociação



16458 visitas - Fonte: Terra.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Deixa cassio descansar

Anderson Arruda     

Tem que deixar Cássio no banco pra ele da valor na posição dele

Ricky Alves     

Walter tá merecendo ser titular sim.

Ataides Mariano     

Da uma sequência de jogos para o Walter deixa Cássio no Banco

Rick Alves     

deixa walter no gol msm

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Florida Cup

Sáb - 19:30 - Orlando City Stadium - SPORTV
Atlético Nacional
Corinthians

Último jogo - Florida Cup

Qua - 20:00 - Orlando City Stadium
Corinthians
2 1
New York City
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota