14/8/2019 10:28

Oito momentos de Rincón, aniversariante do dia, com a camisa do Corinthians

Ex-meio-campista, que marcou época no final dos anos 1990, completa 53 anos nesta quarta-feira (14)

(Foto: Alexandre Battibugli)



Um dos maiores jogadores da história do Corinthians, Freddy Eusebio Rincón Valencia completa 53 anos nesta quarta-feira (14). Nome icônico do time na passagem entre os anos de 1997 e 2000, ele foi o capitão da equipe que conquistou o primeiro Mundial de Clubes da Fifa da sua história, participando inclusive da vitória sobre o Vasco nos pênaltis.



Conhecido pela marcação forte, pelas cobranças de pênaltis perfeitas e pelos chutaços de fora da área, Rincón utilizou a camisa 8 do Timão. Também com uma breve passagem em 2004, realizou 158 partidas e anotou 11 gols em jogos oficiais. Foi, também, técnico nas categorias de base do clube em 2009.

Relembre lances do ex-volante e meia e escolha: qual o seu momento preferido do craque?

1 Capitão levantando a taça do primeiro Mundial



Ainda sem estar 100% recuperado da lesão sofrida na final do Campeonato Brasileiro de 1999, Rincón foi um dos principais jogadores na conquista do título do primeiro Mundial de Clubes da Fifa que o Timão conquistou na história, levantando a taça em 14 de janeiro de 2000.

2 Atuar lesionado para ajudar na conquista do título brasileiro de 1999



Durante a final do Campeonato Brasileiro de 1999, Rincón se machucou logo no primeiro dos três jogos contra o Atlético-MG. Com uma lesão muscular na coxa, ele realizou tratamento para tentar conseguir jogar na terceira partida. E o fez: atuou ao lado de Vampeta e Gilmar Fubá, que entrou no time no lugar do suspenso Luizão. “Ele jogou com um buraco na coxa; não sabia se ria para comemorar ou se chorava de dor”, afirmou o fisioterapeuta Fabio Mahseredjian à Gazeta Esportiva há alguns anos.

3 O gol mais importante: o da classificação à final do Mundial de 2000



O camisa 8 classificou o Alvinegro para a decisão do Mundial de Clubes da Fifa ao marcar, na terceira rodada da fase de grupos, o segundo gol na vitória por 2 a 0 sobre o Al Nassr, da Arábia Saudita. O tento anotado a poucos minutos dos acréscimos da segunda etapa fez o Timão chegar a quatro gols de saldo, contra três do Real Madrid, com ambos empatados em 7 pontos no Grupo A.

4 Pênalti convertido na decisão contra o Vasco (2000)



Classificado à final do Mundial de Clubes, o Corinthians enfrentou o Vasco, que havia liderado o Grupo B do torneio. Após o empate por 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis. E o colombiano, capitão alvinegro, abriu as cobranças alternadas convertendo o seu chute.

5 O gol mais bonito (15/11/1998)



No ano em que conquistou o seu segundo título do Campeonato Brasileiro, o Corinthians disputou as quartas de final do torneio contra o Grêmio. No primeiro jogo, fora de casa, o Timão venceu por 1 a 0, com um golaço do colombiano em um chute de fora da área no ângulo do goleiro rival.

6 Triunfo da liderança que encaminhou o título do Brasileirão (1998)



O Corinthians obteve uma vitória importante na última rodada do Campeonato Brasileiro de 1998, à época disputado em um turno e mata-mata. Com dois gols de Rincón, o Timão venceu o América-RN por 2 a 1 na Saudosa Maloca e ascendeu ao primeiro lugar, que lhe daria vantagem na disputa dos mata-matas.

7 O último gol em jogos oficiais, em sua passagem mais recente



O ídolo alvinegro retornou ao time em 2004, em um time que tinha em sua maioria jovens atletas e alguns nomes experientes. Ficando no clube por um curto período, teve, no entanto, tempo de marcar o seu 11º e último gol oficial com a camisa alvinegra, na vitória sobre o Paysandu, por 2 a 1, em abril daquele ano.



8 Inaugurou a Arena Corinthians no jogo dos ídolos do Timão (2014)



Um dos maiores camisas 8 da história recente do Timão, Rincón foi um dos convidados para o segundo evento-teste da Arena Corinthians, que reuniu mais de 100 grandes ídolos do passado alvinegro e 20 mil torcedores na Casa do Povo. Ele inclusive marcou um gol de pênalti no jogo.




Corinthians, Rincón, Mundial, Ídolo








PALMEIRAS CAMPEÃO MUNDIAL? SÃO PAULO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL? PALPITES PARA O ANO DE 2020

LEIA TAMBÉM: Reforços contratados para 2020 já tem "a cara" que Tiago Nunes quer dar ao Corinthians; confira

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Para você, vale a pena o grande investimento para contratar Rony?

LEIA TAMBÉM: Rony no Corinthians? Confira o que está impedindo a negociação



1515 visitas - Fonte: Site Oficial do Clube

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

Próximo Jogo - Paulista

Qui - 21:30 - Arena Corinthians - Premiere
Corinthians
Botafogo-SP

Último jogo - Florida Cup

Sáb - 19:30 - Orlando City Stadium
Atlético Nacional
2 1
Corinthians
Untitled Document
Classificação
P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
vitoria empate derrota