19/6/2019 11:26

[Opinião] Julgamentos, demora, irresponsabilidade e confusão... O VAR parece ter perdido sua função

Com o intuito de deixar os jogos mais justos, o VAR tem sido a cada jogo utilizado de forma irregular e servindo como 'manobra' para anular partidas

Por: Gabriela Santos

Uma das novidades no futebol brasileiro é o uso do árbitro de vídeo que viria para minimizar os erros de arbitragem e trazer justiça ao futebol brasileiro, no entanto tem surgido mais dúvidas do que certezas com o seu manuseio. A utilização da tecnologia no Brasileirão começou a valer neste ano, após a decisão da CBF de arcar com parte dos custos da ferramenta e treinamento dos árbitros, no entanto não tem sequer uma rodada da competição que o uso inadequado do VAR não seja o assunto principal.



O uso do VAR tem sido de fato uma experiência nova e tem tudo para dar certo nas próximas temporadas, eu sou fervorosamente a favor da sua continuidade, no entanto mais do que favorável a tecnologia enxergo que os árbitros precisam urgentemente fazer uma reciclagem. Um dos pontos que causam repugnância é a demora exacerbada em analisar um lance, os árbitros levam ao menos 2 minutos para reavaliarem, algo que já foi inclusive passado para eles pelo ponto eletrônico.


Será um desafio ambientalizar o VAR ao futebol tão corrupto quanto o brasileiro, que não pode ver uma oportunidade e está lá 'batendo na porta do STJD' pedindo anulação ou revisão de partidas. O caso mais recente aconteceu com o Palmeiras que precisou ficar com os três pontos do jogo contra o Botafogo suspenso, pois o clube carioca pediu a anulação da partida, mas como já era esperado a equipe paulista garantiu na justiça a vitoria de novo.

Veja aqui

De fato, não é possível fazer um julgamento extremamente profundo sobre o uso do VAR na competição que tem menos de 3 meses de duração, mas é possível julgar sim, os árbitros que parecem estar mais confusos do que nunca. Começando pela quantidade de vezes que acionam a ferramenta durante o jogo, apenas reafirmando que ele não tem a menor certeza do que está acontecendo - ah, mas o VAR serve para tirar dúvidas- exatamente, entretanto ele deve apenas ser usando em lances claros de erro, não em lances interpretativos. Dessa forma lances em que o árbitro de fato errou, a tecnologia é acionada para evitar injustiças, já no caso de lances que dependem unicamente da sua interpretação a ferramenta deveria ser 'inexistente'.

Contudo a única forma de fazer o VAR dar certo é dar treinamento profundo aos árbitros de manuseio da tecnologia, e ensinar aos clubes ter independência junto ao bom senso de saber o que é ou não caso para acionar o STJD. Enquanto o futebol brasileiro usar tudo como uma muleta para se sobressair diante de situações claras, nunca o VAR será levado a sério.

O VAR não veio para prejudicar muito pelo contrário, e sim para fazer o que deveria acontecer de forma natural. Ainda tenho a expectativa de que nos próximos a realidade seja muito diferente do que acontece agora e o VAR traga cada vez mais justiças e não ser de acordo com o que convém a determinada equipe.



VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Farelos Jurídicos preparou para você


LEIA TAMBÉM:Mauro Boselli é testado como titular no treino do Corinthians

LEIA TAMBÉM:DEIXE SUA MENSAGEM DE BOAS VINDAS! Gil é o novo reforço do Timão!

LEIA TAMBÉM: Lucca é aguardado em Salvador para assinar com o Bahia

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>

375 visitas - Fonte: Gabriela Santos

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Flavio Saraiva     

Isso é Brasil...bagunça total...!!

Antonio Virginio     

Irresponsabilidade é a da diretoria do Timão pra resolver se o Carille fica ou não isso sim

Corinthiano sccp     

STJD e um lixo nunca gostei desse negócio saber prejudica os clubes ??

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias