12/6/2019 13:14

CARILLE X SAMPAOLI: O que é um bom futebol?

(Foto: Divulgação UOL)


Por: Igor Souza


Santos e Corinthians duelam hoje, a partir das 21:30, na vila mais charmosa do mundo. O jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro é mais um embate de ideias entre o técnico santista Jorge Sampaoli e o técnico do Corinthians Fábio Carille. No último jogo antes da pausa para Copa América, o clássico de logo mais tem um peso fundamental para as pretensões de ambos no Campeonato.



Marcados pelo embate na semifinal do Campeonato Paulista, os dois treinadores foram protagonistas de uma discussão muito calorosa; o que é mais importante, jogar para frente sempre em busca do gol ou manter o um estilo mais reativo e objetivo nos contra-ataques? Fato é que naquela ocasião o Santos não foi capaz de vencer o que hoje é chamado de “park the bus” pelos estudiosos da bola, que na prática significa a boa e velha retranca.

Muito questionado pela falta de ímpeto naquela decisão, o Corinthians manteve a sua proposta e conseguiu chegar na final do Paulistão, que viria ser campeão após bater o seu rival São Paulo por 2x1. Mas será que a proposta do Corinthians deveria ser tão ridicularizada pelas grandes mídias ou futebol bem jogado é quando a sua proposta de jogo traz o resultado benéfico pela equipe e, naquela época, a classificação para final de um torneio. Essa é uma das grandes perguntas que sempre me surgiu.

Jorge Sampaoli

Conhecido pelo seu ímpeto e estilo extremamente ofensivo, Sampaoli nunca abdicou do ataque comandando o Santos. Entretanto, o seu estilo de muitos passes e marcação pressão no campo do adversário rendeu-lhe duas eliminações precoces na Sul-Americana e Copa do Brasil. Muitas discussões começam a surgir sobre o estilo de jogo santista, que por mais que agrade os olhos, não consegue alcançar os resultados esperados. Será que em algum momento não é necessário abrir mão de uma forma de jogo para conseguir um resultado satisfatório, como passar de fase num torneio mata-mata?

Fato é que Sampaoli ainda não mexeu no seu estilo e pelo jeito não irá mexer de nenhuma maneira, o Santos continuará sendo um time muito ofensivo e que ainda contém muitos erros defensivos pois em muitos momentos a ofensividade é revertida de forma maléfica e torna-se uma defesa muito exposta.

Fábio Carille

Conhecido por sua solidez defensiva, Fabio Carille sempre se importou muito mais em arrumar o miolo de defesa e o time de modo defensivo para depois pensar nas questões ofensivas. Fato é que as ideias de jogo do Fábio Carille são completamente diferentes ao que pensa Jorge Sampaoli e nisso mora o ponto x da questão.

Carille sempre conseguiu bons resultados, principalmente em jogos duros e difíceis por conseguir lidar com o que o jogo pede. Mas para muitos, o estilo defensivo do treinador não agrada. O que fica como maior questionamento é até qual momento pode se apropriar do futebol mais reativo?



DUELOS

Neste ano, os treinadores se enfrentaram 4 vezes na temporada, sendo que:

1 vitória para Carille
1 vitória para Sampaoli
2 empates

Opinião: Sempre acreditei que o bom futebol é quando conseguimos colocar na prática o que pensamos antes de cada partida. Portanto, os dois times são capazes de apresentar um bom futebol de acordo com as ideias dos seus técnicos. E pra você? O que é um bom futebol? Títulos? Vitórias? Futebol vistoso?




Corinthians, Santos, Sampaoli, Carille



VEJA: Clique aqui e veja a baita viagem que a Mandala Turismo preparou para você aproveitar Capitólio-MG


LEIA TAMBÉM: Love comenta sobre protesto da Organizada e pondera: "A gente se cobra"

LEIA TAMBÉM: [ENQUETE] Você concorda com o protesto e as críticas direcionadas ao treinador Fábio Carille?

LEIA TAMBÉM: Insatisfação de Carille alcança patamar inédito no Corinthians

849 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Concordo que é necessário se defender mais não com exagero, as vezes acho que dava pra jogar um pouco melhor, soltar mais o time, quem sabe um dia, mas se tratando de Carile acho difícil, eta homem pra gostar de volantes kkkkk.

Carlos Parafuso     

Nosso TIMÃO tem 92 atletas, 34 emprestados e nehum time titular... O ideal seria contratar o Sampaiole para treinar o ataque do Corinthians porque o Carille é especialista em retranca... Talvez 1 técnico para cada posição em campo... kkkkkkk

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias