21/5/2019 13:21

Conmebol muda regra, e campeão da Copa do Brasil pode ficar fora da Libertadores

(Foto: GettyImages)


A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou nesta terça-feira as novas Condições de Elegibilidade de Clubes para disputa da Libertadores 2020 e Copa Sul-Americana 2020.

As novas regras são as seguintes:

a) Ter se classificado para a competição por mérito esportivo

b) Não estão cumprindo uma sanção ou suspensão que a critério da Conmebol o impossibilite de participar da Libertadores ou da Sul-Americana

c) Ter obtido a Licença de Clubes da Conmebol expedida por sua associação membro

d) Estar disputando o torneio nacional de sua associação membro na divisão principal da competição em 2020 (ou seja, não ter sido rebaixado no torneio nacional)

e) Emitir em tempo hábil a Carta de Conformidade e Compromisso

Entre as alterações, a que mais chama a atenção é o item d, que não permite que um time que tenha sido rebaixado em 2019 dispute a Libertadores ou a Sul-Americana já em 2020.

Ou seja: caso o campeão da Copa do Brasil 2019 seja rebaixado no Campeonato Brasileiro 2019, ele será impedido de jogar a Libertadores na próxima temporada pela Conmebol.

Além disso, clubes como Paysandu, Sampaio Corrêa e Juventude, que atualmente militam na Série C, não terão permissão para jogar a Libertadores 2020 caso ganhem a Copa do Brasil, pois estarão no máximo na Série B no ano que vem.

Caso essa mudança já estivesse em vigor há alguns anos, o Palmeiras teria sido cortado da Libertadores 2013, por exemplo, já que o Verdão ganhou a Copa do Brasil 2012, mas acabou caindo no Brasileirão 2012.

Dessa forma, o clube palestrino jogou a Libertadores 2013 mesmo estando na Série B.

No futebol brasileiro, ainda houve casos como os do Santo André e do Paulista de Jundiaí, que foram campeões da Copa do Brasil e jogaram o maior torneio continental da América do Sul, mesmo estando em divisões inferiores em seu próprio país.




Copa do Brasil, Conmebol, Libertadores



VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos do Corinthians da temporada


LEIA TAMBÉM: Diretor do Corinthians tem cautela sobre acerto com o zagueiro Gil

LEIA TAMBÉM: [COMENTE] Quais foram os erros do técnico Fábio Carille na derrota de ontem?

LEIA TAMBÉM: Folga, treinos e amistosos: veja como o Corinthians vai se preparar na pausa para Copa América

8421 visitas - Fonte: ESPN.COM

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Hugo Rodrigues     

Eu também acho justo time rebaixado não poder disputar Libertadores ou Copa Sul-Americana.

Também concordo, tá certo proibir time rebaixado

Fabiano Abp     

Certo mesmo... ate porquê, times de divisoes inferiores se beneficiam na copa do Brasil , pois os grandes dao prioridades a própria liberta que ja estão e ao brasileiro pra nao cair.... sendo assim, copa do br acaba sendo terceira opção dos grandes.. . Justíssimo

Justissimo.

Evandro Valentim     

Errado chama competitividade muitos times com estruturas boas podem ir para segunda divisão. Se teve meritos de ser campeão copa do Brasil merece ter a vaga da libertadores sao competição completamente diferentes

Até quê em fim uma atitude racional, ainda tem esperança de dias melhores,

Certíssimo... Como pode times de séries inferiores, disputar Libertadores e Sul-americana...??

Acho justo.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias