26/4/2018 14:10

[OPINIÃO] Corinthians: O Clube que revela para os outros - Por: Luan Quinello

[OPINIÃO] Corinthians: O Clube que revela para os outros - Por: Luan Quinello
Foto: Site/ eotimedopovo.com.br

Nos últimos anos as categorias de base do Corinthians vêm conquistando muitos títulos e consequentemente revelando alguns bons nomes para o futebol. Mas revelando para quem? O Corinthians nunca foi de usar os garotos formados em sua base, o clube sempre preferiu investir em jogadores já renomados no mercado e viu algumas de suas crias brilharem por outros clubes, caso de Marquinhos (PSG) e Willian (Chelsea), por exemplo.



Mas a questão que fica é: Os meninos da base não são bons o suficiente comparados aos medalhões?

Na maioria das vezes, fica claro que algumas contratações feitas pelo Corinthians são desnecessárias. Não precisamos ir muito longe para encontrarmos um exemplo de investimento inválido por parte da diretoria: Jô, artilheiro da equipe em 2017, foi vendido ao futebol japonês e desde então, antes da chegada de Roger, o clube sofreu no mercado atrás de um camisa 9. Enquanto isso, Carlinhos, centroavante da base vinha pedindo passagem, mas foi preterido por Júnior Dutra, que chegou do Avaí. Pra quê???

Carlinhos pouco atuou pelo profissional do Timão (Foto: Marcello Zambrana/ Agif/ Gazeta Press)

No fim das contas, Carlinhos acabou sendo emprestado, junto com Guilherme Romão (outro da base) ao Oeste para a disputa da Serie B do campeonato Brasileiro.

Recentemente, não podemos negar que o clube utilizou bastante sua categoria de base, mas pode-se afirmar, que foi por pura necessidade e não por opção; Quebrado financeiramente, a diretoria se viu na obrigação de usar a base, e viu surgir, Malcom, Guilherme Arana e Maycon, por exemplo. Os três por sinal, já vendidos, e a preço de bala, não é mesmo?

O caso mais recente, é o do zagueiro Léo Santos, que tem apenas 19 anos e é considerado uma das maiores promessas das defesas do alvinegro. A diretoria não quer contar com o jovem zagueiro ( melhor que o Pedro Henrique ele é!) e já planeja emprestá-lo para outro clube, para “ganhar” rodagem. A desculpa usada por eles, é que o sistema defensivo do clube está bem servido com Balbuena, Henrique, Pedro Henrique e Marllon. AHHH, ainda temos o Vilson, que está do DM. Será que vão emprestar ele também? Acho que não, afinal, ele não é da base.

Com Léo Santos, estão cometendo o mesmo erro de sempre (Foto: Agência Corinthians)

E o garoto Pedrinho, hein? Soma boas atuações desde o ano passado, mas não ganha uma oportunidade no time titular de Fábio Carille. Dizem por lá, que o garoto ainda não aguenta os 90 minutos devido ao seu porte físico. Mas será mesmo? Nunca saberemos.

Fato é, que o menino tem bola pra ser titular ou pelo menos ganhar mais minutos em campo, e eu não me surpreenderia se ele quiser buscar novos ares, caso apareça uma oportunidade. Seria apenas mais um.
Casos de Pedrinho, Léo Santos , entre inúmeros outros só me fazem lembrar de Willian e Marquinhos, que hoje são peças importantes em dois grandes clubes europeus, Chelsea e PSG, respectivamente, além de serem figuras praticamente garantidas na Copa do Mundo da Rússia.

Willian surgiu como uma das principais revelações do Timão, em uma época difícil, é verdade, e após 41 jogos já estava vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Dava pra ter mantido o garoto e quem sabe, ele poderia ter ajudado a evitar aquela fatídica temporada de 2007.

Marquinhos é um caso especial: O garoto subiu da base campeão da Copa São Paulo e integrou o elenco campeão da Libertadores e do Mundo em 2012. Quem aí não lembra dele usando a 10 do Timão na Liberta? Pois é, mas como de costume no Corinthians, não demorou muito para ser vendido a Europa, mais precisamente para a Roma, da Itália. Alguém aí sabe por quanto? Míseros 3 milhões de euros. Na época, a direção do Timão, achou o valor “muito bom” para o Clube (risos). “Péssimo”para a Roma, que vendeu Marquinhos tempos depois por 31milhões de euros (como são burros os Italianos, não?) .

Marquinhos hoje é um dos melhores zagueiros do mundo (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Deixando o clubismo de lado nessa questão, por que não seguir o exemplo do clube lá Baixada? Se fosse por lá, esses garotos seriam muito bem aproveitados, essa é a verdade. Bons exemplos devem ser seguidos, não é demérito pra ninguém...

Isso que eu não citei a bagunça que está no sistema diretivo da base, que nem responsável tem.

Enfim, estamos revelando pra quem? Vale a reflexão.





VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









9999 visitas - Fonte: Tudo Timão

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

difícil compreender o diretores se empresta os garotos pra dar experiência porque não ter no clube

Diretoria Incompetente muitos Burros e Ganancioso com compras no Timão.

carille parece que não gosta de dar chances ao garotos bem estilo tite

não adianata a torcida pedir reclamar e gritar nome daquele ou desse não vai diantar o carille não sabe trabalhar com base assim como Jair ventura sabe e bem taí o santo praticamente classificado com os meninos no time titular por enquanto o corintians se livrando

Em minhas conversas sempre uso esse mesmo título da matéria.

Sabe o nome disso?
Neo Liberalismo... também no futebol. Aff...

Aliás, parabéns pela análise Luan Quinello.

so tem vdds ai

ótima análise

ótima análise

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade