22/2/2017 13:57

Do galo pintado de verde às embaixadinhas de Edílson: os fatos históricos do #DerbyCentenário

História do Derby é marcada por causos que acenderam a rivalidade de 100 anos entre Corinthians e Palmeiras

Do galo pintado de verde às embaixadinhas de Edílson: os fatos históricos do #DerbyCentenário
Corinthians x Palmeiras, o maior clássico do mundo, completa 100 anos em 2017. Os rivais colecionam causos dignos da grandeza das duas equipes.

Confira alguns dos fatos históricos que para sempre estarão nas páginas do Derby.

O osso de boi

Corinthians e o então Palestra Itália se enfrentariam na inauguração do estádio da Ponte Grande, casa corinthiana. No dia 13 de março de 1918, momentos antes da partida, torcedores da equipe alviverde reconheceram o elenco corinthiano almoçando em um restaurante na Rua Boa Vista, no centro de São Paulo. Sem grandes explicações, um osso de boi foi atirado nos jogadores do Timão, no mesmo momento que se escutava dos palestrinos: “É canja, é canja, é canja de galinha, arruma outro time para jogar com nossa linha”.

Após o empate em 3 a 3 entre as equipes, o tal osso foi parar na sala de troféus do Timão. Junto dele, a seguinte frase: "Este osso era para a canja e não cozinhou por ser duro”.

As penas do galo verde

Em um estojo forrado de veludo estão guardadas, na sala de troféus do Corinthians, duas penas que o tempo descoloriu. Hoje, não passam de duas pálidas penas. Mas na tarde de 18 de agosto de 1940, em um jogo entre Corinthians e Palestra Itália no Parque São Jorge, essas penas eram verdes e foram arrancadas, uma a uma, de um galo pintado daquela cor que um torcedor palmeirense levou ao estádio, oculto sob o paletó, para soltá-lo no campo e assim provocar a torcida corinthiana.

Após o triunfo alvinegro por 2 a 0, a torcida do Corinthians encontrou o galo. O animal foi depenado, e as penas dele serviram como troféu para aqueles que acompanharam mais uma vitória do Timão sobre o maior rival.

Vitória por WO

O Derby já teve um resultado definido por WO. No segundo turno do Campeonato Paulista de 1923, o Palestra Itália resolveu não entrar em campo contra o Corinthians, em protesto contra a APEA, depois que o Germania contestou uma vitória do Palestra no tribunal da entidade. Sem ter nada a ver com essa história, o Timão venceu o jogo não disputado por WO, importante resultado para que a equipe alvinegra conquistasse o bicampeonato da competição naquele ano.

Jogo com maior número de gols

Em 18 de janeiro de 1953, o Derby teve a partida de maior número de gols em toda a história do clássico. Pelo Campeonato Paulista, o Corinthians derrotou o Palmeiras por 6 a 4 no estádio do Pacaembu. Pelo Alvinegro, Cláudio marcou três gols e Baltazar dois, no jogo em que a equipe do Parque São Jorge mais estufou as redes do rival.

As embaixadinhas de Edílson

Na final do Campeonato Paulista de 1999, Edílson entrou para a história do Derby. No segundo jogo, com o empate por 2 a 2 dando mais um título estadual para o Timão, o Capetinha, como era conhecido o atacante, resolveu fazer embaixadinhas dentro de campo. A partir daí, os ânimos dos palmeirenses foram à flor da pele, e o campo de futebol virou um verdadeiro ringue de vale tudo.

Em uma entrevista para a revista Placar, Edílson disse que não se arrepende pelo que fez naquele dia. “Vários jogadores do Palmeiras entrariam em campo com o cabelo verde e alguns estavam com as faixas de campeão da Libertadores dentro do calção. A gente queria fazer alguma coisa, mas não sabia o quê. Na hora, veio a embaixadinha. Foi automático, não programado. E não me arrependo”, afirmou o ex-jogador do Corinthians.

Primeiro Derby na Arena Corinthians

Na primeira vez em que as duas equipes se enfrentaram na Arena Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro de 2014, Guerrero e Petros marcaram na vitória por 2 a 0 para o Timão.

Primeiro Derby no Allianz Parque

Menos de um ano após se enfrentarem pela primeira vez na Arena Corinthians, as equipes fizeram o primeiro Derby no Allianz Parque, nova casa alviverde. Pelo Paulistão 2015, o Corinthians calou a torcida rival e saiu vitorioso pelo placar de 1 a 0, com gol de Danilo.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









22449 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

2-0 por timão

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade