20/2/2017 09:30

Involução fora de campo combate a evolução dentro dele no Paulistão

Técnicos dos principais clubes do estado tentam implantar novos modelos de jogo em seus times, mas falta entendimento, cultura e paciência para que torcidas entendam o processo

Involução fora de campo combate a evolução dentro dele no Paulistão
Com duas vitórias seguidas pela primeira vez desde que assumiu o Palmeiras, Eduardo Baptista ganhou mais um problema para construir o 4-1-4-1 que considera ideal. Neste domingo, na goleada por 4 a 0 sobre o Linense, Moisés deixou o campo aparentando séria lesão no joelho esquerdo e se junta a Arouca e Tchê Tchê na lista de baixas para o meio. A possibilidade de utilizar Jean no setor inexiste porque Fabiano também está no departamento médico. As dificuldades para montar o time não são levadas em conta por uma torcida que já pressionou o treinador no terceiro jogo oficial da temporada.

Eduardo assumiu o campeão brasileiro e, corajosamente, quis dar a ele sua identidade em vez de manter o estilo de Cuca, seu antecessor. A ousadia para implantar um novo estilo de jogo, presente também nos treinadores dos três rivais paulistas, mostra a recente evolução dentro de campo do futebol brasileiro. Mas a falta de cultura, entendimento e paciência das torcidas mostra que, fora dele, demos alguns passos para trás.

No sábado, o Santos, que possivelmente começou o ano com o modelo de jogo mais ofensivo do Brasil, perdeu para a Ferroviária por 1 a 0, sofrendo a segunda derrota consecutiva em dois jogos na Vila Belmiro. Torcedores já haviam reagido de maneira péssima após o revés por 3 a 1 para o São Paulo, no meio de semana, e dessa vez foram os gritos de “time sem vergonha” e “tem que honrar a camisa do Peixão” que chocaram.

Depois de conseguir montar times competitivos por anos seguidos com elencos desequilibrados, tendo opções mais ricas para as posições mais ofensivas, Dorival decidiu ir para o tudo ou nada e montou um modelo com defesa alta, que utiliza volantes no lugar de zagueiros e laterais como armadores do começo das jogadas. A ideia tem tudo para dar certo por casar bem com o elenco do Santos, mas os erros que tendem a acontecer no começo de trabalho resultam em perigosos contra-ataques. É preciso paciência para corrigi-los, e a torcida tem de entender tal necessidade.

Mesmo um ídolo do tamanho de Rogério Ceni sabe que não está imune à cultura de cobrança imediatista do futebol brasileiro. Na estreia de Lucas Pratto, o Tricolor empatou por 2 a 2 com o Mirassol no Morumbi dias depois de apresentar um futebol convincente contra o Santos mesmo sem seus principais reforços – Wellington Nem se machucou no primeiro jogo oficial da temporada, e Jucilei ainda não está à disposição. Apesar do crédito, o ex-goleiro mostrou em sua coletiva pós-jogo que sabe que técnicos não têm o direito de patinar no país.

- Eu gosto de jogo mais controlado, e não como basquete, que você arremessa, volta, arremessa, volta. Gosto mais de futebol, não tem limite de tempo. Tem que ficar mais com a bola, principalmente quem está ganhando como nós hoje – declarou.

O Corinthians, por sua vez, conseguiu viver um fim de semana livre de pressão. Mesmo poupando alguns titulares, o Timão venceu, fora de casa, o Audax por 1 a 0 com gol de Kazim. Mas a torcida já mostrou que tudo pode mudar no meio da semana, quando o Alvinegro recebe o Palmeiras na Arena. Os gritos de “é quarta-feira”, puxados pela maior organizada do clube, mostraram que a paz pode ser passageira no Parque São Jorge.

Carille começou o ano com um trabalho bom. Mesmo sem experiência prévia como treinador principal e pegando um elenco sem base pronta, o técnico resgatou boa parte do modelo de jogo e dos métodos de trabalho de Tite para organizar o time. É preciso paciência para que resultados mais expressivos venham, especialmente com um profissional em começo de carreira. Mas basta olhar para os rivais para perceber que a virtude está em falta no futebol brasileiro.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









10869 visitas - Fonte: Lance! NET

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

vamos la Corinthians!!!!!
EU ACREDITO !!!!
so tem que jogar bem pra convencer.

time ruim treinador fraco diretoria incompetente brasileiro 2 divisão ano que vem

Onde estou? Alguma página do rival verde? pensei que aqui não teríamos intromissão, ou estou enganado?

este colunista e muito despreparado, está coluna tem que ter notícias só do timao. vai ser mala, acorda cara.

vai escrever do porco no site deles vacilão

caralho que zona,cara aqui é página do Corinthians pô não tem nada ver a notícia que relaciona o timão vai a merda pô

porra mano aqui é Corinthians caramba para de falar dos outros times aqui é Timão

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade